Dra. Renata Matos (Cirurgiã-Dentista)

Dra. Renata Matos

CRO-DF 9926

Restauração Indireta do Tipo Onlay em E. Max Press

  Caso clínico de Prótese Dentária     Há 13 anos

Aspecto inicial do dente

Aspecto após a remoção da restauração de amálgama

Preparo cavitário concluído

Onlay provisória. Material: Structur® (FGM)

Enceramento da onlay e.max Press®

Onlay pronta

Condicionamento da peça com ácido fluorídrico a 10%

Silanização da peça

Fotopolimerização do adesivo

Condicionamento do dente com ácido fosfórico a 37%

Fotopolimerização do adesivo

Aspecto final 1

Aspecto final 2

Resumo

A filosofia de seleção de materiais restauradores para dentes posteriores foi sempre baseadanaquele de maior resistência e dureza. No entanto, a busca pela similaridade com a estrutura dentalem restaurações que não participam diretamente do sorriso tem se tornado um quesito relevante.IPS e. max Press® é uma cerâmica vítrea de dissilicato de lítio para tecnologia de injeção, estáindicada para restaurações indiretas em dentes posteriores por possuir excelente longevidade,adaptação marginal e resistência à flexão, o que diminui as complicações provenientes da contraçãode polimerização e da expansão térmica das resinas compostas. Além disso, possui capacidade desuportar grandes cargas e reproduz as características do elemento dental tornando a restauraçãoquase imperceptível. O objetivo deste relato de caso é apresentar uma opção de materialrestaurador indicado para onlay que além de resistência, possui estética favorável.

DESCRITORES: IPS e. max Press. Onlay. Estética. Dentes posteriores.

Conclusão

O sistema IPS e. max Press® é uma cerâmica que reproduz com naturalidade a estrutura dental, possui resistência mecânica, excelente adaptação marginal e lisura superficial. O fato de restaurações indiretas serem confeccionadas em condições ideais de iluminação, umidade e temperatura, possibilitam a obtenção de melhor ajuste marginal e proximal, contorno, anatomia e acabamento. Além disso, as sessões clínicas são menores trazendo mais conforto ao paciente. No entanto, as porcelanas dentárias devem ser submetidas a uma criteriosa técnica de cimentação para que possam formar um “corpo único” com a estrutura dental, trazendo reforço e longevidade à restauração. Além disso, realizar um preparo dentário dentro dos padrões exigidos e uma boa moldagem são fatores que influenciam consideravelmente o sucesso do tratamento.

Referências

BOHLALIAN, 2006 BUONOCORE, 1955 MONDELLI, 2003 ELICEGUI, 2011 GUIMARÃES, 2011 KINA, 2005 CONCEIÇÃO, 2007 BADINI, 2008 CLAVIJO, 2007 ARAS, 2009 BARATIERI, 2001 GOMES, 2004 PIRES, 2004 GARCIA, 2009 RUSSO, 2010 RAMOS, 2009 ZANETTI, 2009 NAGEM, 2000 ETC...

Solicitar consulta

Dra. Renata Matos (Cirurgiã-Dentista)

Dra. Renata Matos

CRO-DF 9926

Consultório IOESP
Libert Mall
Asa Norte
- Brasília, DF
Mostrar mapa
Clínica Sorrident
308
Recanto das Emas
- Recanto das Emas, DF
Mostrar mapa