Resumo
- A cirurgia de frenectomia é muito importante tanto esteticamente quanto a nível funcional.
- Essa cirurgia é bem delicada, na hora de realizar as incisões é preciso muita calma, porque o resultado estético esperado só aparece depois de algumas semanas.
- Nunca se deve fazer a incisão no meio da circunferência da gengiva centralizando a face dos dentes incisivos, deve-se fazer no centro das papilas e as incisões devem ser relaxantes e inclinadas.
- Paciente do sexo masculino, com diastema entre os dentes 11 e 21 com mais de 3mm. Com "overjet" acentuado com mais de 7mm.
- Sugestão minha de tratamento: Cirurgia de frenectomia com posterior tratamento ortodôntico corretivo.
- Antes da cirurgia solicitei toda a documentação ortodôntica, analisei a radiografia panorâmica e o modelo em gesso. Além disso fiz todas as restaurações em resina.
- Técnica cirúrgica: Anestesia tópica, anestesia infiltrativa, com um porta-agulha pincei o freio lingual superior para evitar sangramento excessivo durante a cirurgia.
- Sindesmotomia: Descolamento da gengiva na região anterior e na região do palato.
- Com a lâmina de bisturi, fiz a incisão na região anterior e remoção da gengiva e das fibras do freio que estavam inseridas a nível ósseo na maxila.
- Em seguida irriga-se o local. Depois passei uma lima para osso, para deixar a região livre de fragmentos da cirurgia. Depois fiz a sutura!
- O anestésico utlizado na anestesia infiltrativa foi a mepivacaína, é excelente e tem um tempo de duração ótimo para esse tipo de procedimento cirúrgico.
- O fio de sutura foi o seda 3.0.
- O tempo do tratamento ortodôntico será de 24 meses e depois o período de contenção mais um ano.
- A contenção que pretendo utlizar é a três a três curva colada na face palatina dos dentes antero-superiores não pretendo utilizar a contenção móvel.
- Na próxima postagem vou continuar com esse mesmo assunto com a foto posterior à cirurgia.