Cuidados com o Aparelho Ortodôntico

  Artigo, 16 de Jul de 2011

Hoje estou publicando os cuidados que o paciente deve ter com a aparelho ortodôntico:

  • O paciente pode comer tudo o que quiser?

Não. Na verdade ele deve evitar: pipocas,batata frita, alimentos crocantes, as frutas devem ser cortadas em pequenos pedaços.É importante se alimentar com frutas e legumes, evitar massas, fast-food.

Eu tenho uma filha pequena e a regra na minha casa é a seguinte: Fast-Food somente dois sábados por mês. É o sábado que pode tudo: doces , massas e fast-food.

Ah! E aqueles fast-food com brindes, só pode se estiver com as lições em dia.

  • Que tipo de escova devo utlizar?

Eu recomendo a Oral B 30 com cerdas macias. Os movimentos devem ser circulares, não há necessidade de fazer muita força. deve-se utlizar também uma escova mono-tufo para higienizar entre os dentes, além disso utlizar o passa-fio.

Minha opinião própria com relação aos cremes dentais é a seguinte o que limpa os dentes não é o creme dental é a forma como você faz, são os movimentos que você faz com a escova.

O antiséptico que gosto de recomendar é o Listerine Cuidado Total, com óleos essenciais.

É importante o paciente saber que a cola utlizada para colar os bráquetes, possui flúor , por isso jamais aparecerão cáries no esmalte dos dentes após a conclusão do tratamento ortodôntico.  Os cimentos utlizados para cimentar as bandas, também possuem flúor na composição e jamais os molares ficarão com cáries, desde que o dentista ulilize bons materiais.

As crianças devem evitar doces pegajosos: balas de goma, pé-de-moleque,refrigerantes, porque além de causarem cáries, também causam outra doença metabólica: o diabetes.

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Dra. Aracélis Mello

Cirurgiã-Dentista

 Petrolina, PE

Vivendo Legalmente nos Estados Unidos desde abril de 2016. Estado Civil: Casada

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Aracélis e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook