Incisivo Central Superior com Risogênese Incompleta e Lesão Periapical

  Caso clínico, 01 de Mai de 2011

Resumo

Paciente com 24 anos de idade, foi encaminhado pela Ortodontista para tratar canal do elemento 11,que apresentava coroa escurecida e esteticamente insatisfatório por estar completamente desalinhado da arcada após trauma sofrido na infância. A preocupação do paciente era poder movimentar este dente ortodônticamente, após tratar o canal.

Sem minha indicação, a ortodontista colocou o aparelho na arcada superior, sem bracket no 11. Depois, seguindo minha recomendação o paciente pediu para retirar o fio e colocar o bracket no 11 apenas para ficar mais estético, já que o aparelho já tinha sido colocado.

Foram feitas trocas mensais de Hidróxido de cálcio (HPG - pasta LC com paramono) e após 4 meses, foi feita a obturação do canal com MTA.

O paciente retornou para radiografia de controle com 6 meses e 12 meses após a obturação, observando regressão da lesão, fechamento do ápice e o alinhamento na arcada pelo tratamento ortodôntico.

Fotos do caso

Conclusão

Sucesso no tratamento com trocas de Hidróxido de Cálcio e obturação com MTA, no caso de risogênese incompleta com lesão periapical.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Dra. Ana Grimaldi

Cirurgiã-Dentista

 Rio de Janeiro, RJ

Endodontista e clínica-geral em consultório próprio, atendendo pacientes particulares e convênios (Petrobras- AMS, Amil Dental, Bradesco Dental, Inpao Dental, Porto Seguro )

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Ana e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook