Estética:uma Busca Constante na Odontologia

  Artigo, 18 de Dez de 2012

Não há nada mais apaixonante que um belo sorriso. E na busca por alcançar essa arma de conquista estão os procedimentos da Odontologia Estética.

O desejo de parecer atraente já não é mais considerado um sinal de vaidade. Em um mundo competitivo dos pontos de vista econômico e social, uma aparência agradável é uma necessidade. Já que a face é a parte mais exposta do corpo e a boca uma característica proeminente, os dentes estão recebendo cada vez mais atenção.O público tornou-se mais consciente do "auxílio à natureza" que os astros do cinema e da televisão vêm usando para melhorar a aparência, e descobriu que eles usam técnicas de estética dental para se tornarem mais apresentáveis e atraentes. Hoje, damos muita importância à saúde e à vitalidade. Na realidade, estas duas palavras são agora interligadas com imagens de beleza.Pesquisas revelam que pessoas atraentes têm empregos mais prestigiosos e melhores salários. Muitos estudos sobre a auto-estima ilustram que a imagem do corpo é um dos principais elementos de auto-rejeição. A televisão nos impõe um padrão extraordinariamente alto de atração física, o que chega a ser um exagero da mídia, pois cada pessoa tem suas característcas peculiares e a beleza está mais relacionada com a saúde,é preciso haver muito cuidado e bom senso nesta busca pela estética, pois a mídia nos mostra modelos magérrimas e com aparência mórbida.A Odontologia Estética demanda atenção aos desejos do paciente e ao tratamento dos seus problemas individuais. Ela é a arte da odontologia em sua forma mais pura. O objetivo não é sacrificar a função, mas sim usá-la como base da estética.Os motivos pelos quais os pacientes procuram por tratamento estético são tão variados e intrincados quanto as razões pelas quais eles o evitam. O sentimento e o cuidado dos adultos em relação à sua boca, geralmente, refletem experiências bucais evolutivas passadas, presentes e futuras.Os adultos, na segunda década de vida, podem não ter desenvolvido um senso da importância do tempo no ciclo da vida. A falta de cuidado oral pode refletir uma negação de mortalidade e da degeneração do corpo. Entre os 35 e os 40 anos de idade, os adultos reconciliam-se com o fato de que estão envelhecendo e surge um interesse renovado de auto-preservação.Este interesse, geralmente, é direcionado a vários tipos de melhoras pessoais, tais como Ortodontia, Reabilitações Protéticas, Restaurações Estéticas, Cirurgias Periodontais, Cosméticas, Plásticas ou Ortognática.Daí, a importância da interação multidisciplinar na odontologia, integrando todas as especialidades para alcançar uma aparência estética saudável e principalmente funcional.

No Brasil, a Odontologia Estética teve início em 1994, quando inúmeros profissionais começaram a se dedicar a este ofício. Hoje, esse tipo de tratamento, que vem aprimorando bastante suas técnicas e ganhando novos adeptos nos últimos anos, é mais uma forma eficiente de cuidar da aparência. Além disso, o encaixe perfeito do maxilar e a nova aparência do rosto promovem o bem-estar.Lembra-se do sorriso amarelo? Além do tempo, existem outros fatores responsáveis por deixar os dentes escurecidos ou manchados, como antibióticos, cigarros ou alimentos. O dente absorve tudo o que tiver pigmento, mais ainda se for concentrado, como é o caso do café, dos refrigerantes e chás escuros.

Existem vários tipos de tratamentos estéticos, mas os Cirurgiões Dentistas recomendam que antes de optar por algum procedimento, é importante procurar um profissional especializado, pois a sua prática e qualificação é que vai inspirar a confiança e a segurança na escolha da melhor técnica a ser utilizada. Afinal, cada paciente tem as suas particularidades e isto deve ser levado em consideração. Portanto, é imprescindível um bom diagnóstico para realizar um planejamento adequado.

Os dentes posteriores, que antes eram restaurados apenas por amálgama de prata (material metálico, de cor cinza), agora já podem ser restaurados em resina, na cor natural dos dentes, sendo realizada no próprio consultório. Nos casos onde a destruição dental é maior, é necessário ser realizada a moldagem no consultório para a feitura da Inlay/Onlay (como é chamado este tratamento) em laboratório, podendo ser em resina ou em porcelana

Entre os tratamentos estéticos, o mais procurado é o clareamento, um processo que atinge resultados satisfatórios em cerca de 90% dos casos. Um gel à base de carbamida é aplicado a moldes de silicone e a pessoa usa por algumas horas - de preferência à noite - durante 10 ou 15 dias. O clareamento dental não prejudica os dentes e apenas é contra-indicado para crianças e grávidas. Sua durabilidade pode ser de até três anos dependendo dos hábitos de quem o fez.

Existe o clareamento a laser que é um procedimento realizado no consultório odontológico,é uma técnica mais rápida e tão eficaz quanto o procedimento realizado com moldeiras, o que difere um do outro é a técnica, a concentração do gel, o tempo de tratamento e o custo.Vale lembrar que ambos devem ser administrado por um profissional qualificado pois, o mau emprego destes produtos provocam lesão na mucosa oral, além de retração gengival e manchas de esmalte.

Na estética do sorriso, surgem cada vez mais novidades, para todos os gostos: "O sorriso revela a personalidade humana", por isso pode-se e deve-se trabalhar a seu favor. Além dos piercings no nariz, orelha, língua e sobrancelha surge o piercing dental, uma nova mania que já faz parte do universo adolescente. Sua instalação não exige perfuração do dente, não dói e tem rápida aplicação. Existem vários formatos: estrela, coração, lua, esfera, aqueles com pedras incrustadas e os metálicos (ouro branco ou amarelo) que podem recobrir total ou parcialmente o dente. Deve-se dar mais atenção à higienização e cuidados na mastigação.

E, embora o ramo da Estética tenha surgido principalmente com a finalidade de transformar o sorriso através da restauração, ela atua hoje integrada com diversas áreas da Odontologia. Já se fala inclusive em estética gengival e até mesmo em estética na dentição infantil. Ao contrário do que se pensava, as crianças valorizam e muito os seus dentes. Na verdade, a saúde geral,bucal e a estética estão intimamente relacionadas, tanto no aspecto físico quanto no psicológico. Tratar-se de forma integral é garantia de felicidade por completo.

A.A Cruvinel,A.R.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Dra. Aila Cruvinel

Ortodontista e Ortopedista dos Maxilares

 ,

Cirurgiã Dentista -Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Pós-Graduada em Odontologia Estética e Estudos das Alterações do Hálito.

Autora do... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Aila e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook