→ como Tratar a Saburra Lingual e Combater o Mau Hálito

  Artigo, 10 de Abr de 2018

→ como Tratar a Saburra Lingual e Combater o Mau Hálito

Tratar a saburra lingual, de fato, é um dos principais passos para combater ou até mesmo eliminar o mau hálito. Há muitos mitos sobre o tratamento da saburra lingual, que acomete 80% dos casos de pacientes com mau hálito, segundo pesquisas.

A halitose, mais conhecida como mau hálito, consiste em um problema que afeta 40% da população brasileira. Não deve ser considerado uma doença, uma vez que o mau hálito é um sintoma de que algo está errado no organismo.

A saburra lingual, também conhecida como língua saburrosa, língua esbranquiçada ou língua branca, consiste no acúmulo de resíduos alimentares, bactérias e células originadas da descamação dos tecidos orais. É considerada uma das principais causas do mau hálito.

Em geral, a saburra lingual se localiza no dorso (parte posterior) da língua. O metabolismo bacteriano que ocorre nesta região dá origem aos gases CSV (compostos sulfurados voláteis) responsáveis pelo mau hálito.

Por que este problema deixa a língua branca? 

A “mudança de cor” da língua é causada pelo acúmulo de resíduos alimentares associado à diminuição do fluxo salivar e uma descamação anormal dos tecidos orais.

Neste momento, há uma proliferação bacteriana que, além da formação dos gases CVS, há a formação de uma camada branca na superfície da língua.

Há diversos fatores que provocam a alteração do fluxo salivar, como por exemplo:

  • Pouca ingestão de água;
  • Determinados medicamentos;
  • Remoção das glândulas salivares;
  • Tratamentos com radioterapia.

Outras situações que causam a formação da saburra lingual, deixando a língua branca e contribuindo para a formação domau hálito

Há situações que podem contribuir para a alteração negativa do fluxo salivar e o aumento da descamação dos tecidos orais, contribuindo para a formação da língua branca:

  • Uso de aparelhos dentários ortodônticos;
  • Hábitos como morder canetas, lábios e bochechas;
  • Ronco;
  • Respiração bucal;
  • Uso de enxaguantes bucais com álcool;
  • Problemas no sistema digestivo;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Doenças sistêmicas (Diabetes Mellitus).

Como tratar a saburra lingual?

Identificada a existência, agora é hora de tratar a saburra lingual e combater o mau hálito. Há artifícios que podem e DEVEM ser usados para tratar a saburra lingual e recuperar o aspecto róseo da língua.

Higiene da língua a partir do uso do limpador de língua

O primeiro passo para tratar a saburra lingual é a remoção mecânica através do limpador de língua, que nada mais é do que um dispositivo que permite a limpeza da língua (foto abaixo).

O movimento do limpador de língua se faz no sentido póstero-anterior (de trás para a frente), como o objetivo de remover todo conteúdo contaminado (que deixa a língua branca) que causa o mau hálito e o aspecto sujo da língua.

É importante também, caso haja este problema, identificar outros aspectos que contribuem para algum agente que influencia diretamente na formação da saburra lingual, como medicações que diminuem o fluxo de saliva na boca. Ela pode ser utilizada para amolecer a saburra lingual, porém é importante utilizar o limpador de língua também.

Algumas escovas dentais possuem, na parte posterior da cabeça, um limpador de língua, que também pode ser utilizado para tratar a saburra lingual, contudo, sabendo que, pelo fato do tamanho do limpador de língua ser menor, é necessária uma limpeza mais demorada.

Não é aconselhado limpar a língua com a escova de dentes porque ela nem tem o formato ideal como tende a causar mais ânsia de vômito no indivíduo. Lembre que, na hora de limpar a língua, deve-se escovar delicadamente para evitar agressões aos tecidos. A ideia não é limpar até sangrar.

Doenças associadas à saburra lingual

A língua possui, na sua superfície, pequenas entradas chamadas sulcos (foto abaixo), que alojam uma quantidade enorme de bactérias. 

Estas bactérias podem causar problemas que vão muito mais além do que apenas a formação do mau hálito:

  • Problemas no coração;
  • Problemas estomacais;
  • Problemas respiratórios (como pneumonia);
  • Partos prematuros;
  • Problemas de saúde bucal (ex.: gengivite).

Na internet, é possível encontrar diversas “receitas caseiras” para tratar a saburra lingual. De fato, há chás ou ervas que podem contribuir para o combate da saburra lingual, contudo, nunca de forma isolada, pois não há comprovações científicas do sucesso.

É importante utilizar métodos comprados cientificamente e no dia a dia do profissional de saúde para conseguir êxito no tratamento da língua branca e no mau hálito

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Wilson Júnior

Cirurgião-Dentista

 Recife, PE

Dr. Wilson Júnior é Cirurgião-Dentista em Recife, PE. Possui graduação em Odontologia pela UPE/FOP - Universidade de Pernambuco, 2006. Atua como clínico geral.

Fundador da... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Wilson e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook