Treinamento em Emergências Médicas para Auxiliares

  Caso clínico, 27 de Abr de 2011

Resumo

As emergências não escolhem hora e nem lugar para acontecer !

O correto atendimento inicial pode ser a diferença entre a vida e a morte !

Com a evolução da medicina e a tecnologia dos medicamentos observamos cada vez mais um aumento na qualidade de vida, e mais pacientes com alterações sistemicas cronicas possuem uma rotina de vida praticamente normal, procuando nossos serviços para conquistarem também uma melhor condição de saúde bucal.

Estes pacientes estão mais sujeitos a apresentarem quadros emergenciais, porém todos os podem apresentar alterações quando colocados sobre o "estresse" do tratamento odontológico.

Atribulações do dia-a-dia, estresse, tabagismo, álcool, drogas, má alimentação, obesidade entre outros são fatores predisponentes para um quadro emergêncial.

O principal fator que podemos controlar em nossa clínica diária é estresse, proporcionando um ambiente tranquilo, consultas rápidas, controle da ansiedade, esclarecimento ao paciente além de uma anamnese detalhada e uma conduta inegrada com o médico do paciente se for necessário.

Uma equipe bem treinada para o atendimento ás emergências e equipamentos próprios e sempre em condições operacionais são importanes para um ambiente seguro para o exercício da odontologia.

Apresentamos fotos do treinamento em emergências para os alunos do curso de formação de auxiliares em saúde bucal da ABORJ- regional Nova Friburgo.

Fotos do caso

Conclusão

As emergências são raras mas acontecem !

além do cirurgião - dentista acredito que toda equipe deve ser treinada e o treinamento deve ser contínuo seguindo protocolos internacionais aprovados e atualizados.

Devemos lutar para que emergências médicas seja uma disciplina da grade curricular da graduação em todas as faculdades de odontologia, não apenas em cursos de pós graduação.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Wellington Franco

Cirurgião Buco-Maxilo-Facial

 Nova Friburgo, RJ

Dr. Wellington Franco é Cirurgião Buco-Maxilo-Facial em Nova Friburgo, RJ - Brasil. Possui graduação em instrutor de emergencias pre-hospitalares para os protocolos de... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Voluntários do Sertão

  Caso clínico

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Wellington e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook