Ronco e Apnéia na Odontologia

  Artigo, 12 de Dez de 2014

Ter um sono de qualidade é fundamental ao ser humano, pois é reparador ao stress que estamos sujeitos no dia a dia. Com o envelhecimento, ficamos mais suscetíveis às desordens do sono, sendo as mais frequentes: o ronco e a síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono (SAHOS).

O ronco é um ruído produzido pela vibração do palato mole e outros tecidos da boca e farínge na passagem do ar, durante o sono.

A SAHOS (Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono) é definida como a interrupção total ou parcial da passagem do ar por 10 segundos ou mais, apesar de existir esforço para a inalação, acompanhado de redução na concentração de oxigênio no sangue arterial e, segundo um estudo da Unifesp, acomete 38% de população adulta de São Paulo.

São sinais típicos da SAHOS os roncos, paradas visíveis da respiração durante o sono e sonolência excessiva durante o dia. Outros sinais e sintomas podem estar presentes como: dores de cabeça matinais, perda de memória e dificuldade de concentração, irritabilidade, depressão, perda da libido e impotência sexual, necessidade de se levantar para fazer xixi durante a noite, hipertenção arterial.

Entre as causas do ronco e da SAHOS podemos citar a flacidez dos tecidos da boca e garganta, o estreitamento anatômico das vias aéreas superiores (excesso de tecidos moles, aumento do tamanho da língua, mandíbula menor ou posicionada mais para trás, amídalas e adenoides hipertrofiadas), obstruções nasais (desvio de septo, rinite, sinusite, entre outros), O risco aumenta significativamente com o ganho de peso, aumento da circunferência do pescoço e ingestão de bebidas alcoólicas ou medicamentos para dormir e calmantes.

O diagnóstico e tratamento da SAHOS não devem ser negligenciados, pois ela aumenta o risco de hipertensão arterial (pressão alta), acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, diabetes e acidentes de trabalho e trânsito (em razão da sonolência excessiva).

Quanto ao tratamento, há desde pacientes com ronco noturno primário, que procuram o tratamento para eliminar o ruído que interfere no sono da(o) companheira(o) , até aqueles com apneia severa e sintomas acentuados de sonolência diurna, cansaço, fadiga e condições sistêmicas associadas. Entre as modalidades de tratamento disponíveis, podemos citar a redução do peso, diminuição da ingestão de álcool, modificação da posição de dormir (tratamento comportamental), aparelho de pressão positiva (um tipo de compressor com máscara, conhecido como CPAP), aparelhos intrabucais de avanço mandibular e reposicionamento lingual, cirurgia das vias aéreas superiores e cirurgia ortognática.

Onde o dentista poderá ser útil? Os aparelhos intrabucais de avanço mandibular, que são fornecidos pelo dentista, tem sido, junto com outras medidas, eficazes nos casos de ronco primário e SAHOS leve e moderada, sendo inclusive utilizados nos casos graves onde o paciente não se adaptou ao uso do CPAP.

Nos casos de SAHOS associadas à deformidades esqueléticas (por exemplo, mandíbula muito para trás), um tratamento combinado entre dois especialistas da odontologia, o ortodontista e o cirurgião buco-maxilo facial, pode ser a solução mais indicada.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Paulo Nery

Ortodontista

 Rio de Janeiro, RJ

Especialista desde 1997, é professor em cursos de pós-graduação em ortodontia desde 2001 e atuante na clínica privada de ortodontia (Barra da Tijuca e Leblon). É filiado à... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Paulo e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook