Tópico, 17 de Jul de 2017

ORTOPEDIA FACIAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Com que idade uma criança deve procurar um especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial?

Um especialista em Ortodontia deve ser procurado a partir da dentição de leite completa ou em qualquer fase da vida adulta. A partir dos 4 anos já é possível detectar problemas na mordida (dentes) e na parte dos maxilares (ossos) podendo assim, iniciar um tratamento com técnicas apropriadas para a idade. Nesta fase, é comum observarmos problemas relacionados à respiração bucal, hábito de chupar dedo ou chupeta, interposição de língua, mordidas cruzadas e problemas de erupção de dentes.

O mais importante é que tão logo seja observado qualquer problema nos dentes, ossos ou face pelos pais, dentista e médico da família ou Fonoaudiólogo, é muito importante consultar um especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, pois muitas vezes uma alteração de fácil solução hoje pode se complicar com o tempo e até virar um caso cirúrgico.
Portanto um exame precoce do especialista poderá determinar quando uma criança deveria ser tratada com o melhor resultado, no menor espaço de tempo e com custo financeiro reduzido. Em muitas crianças o tratamento preventivo alcança resultados que seriam inatingíveis uma vez que a face e as arcadas tenham terminado seu crescimento.
Qual a área de atuação da Ortopedia Facial ?

É a área da odontologia responsável pela correção das desarmonias dos ossos e músculos da face e órgãos motores associados (displasias faciais).

Existe algum problema quando o queixo de uma criança fica muito para trás? (figura 1)

Existe sim. O queixo muito para trás indica uma má formação, ou
seja, uma desarmonia entre os ossos da face. Isto poderá gerar
deformidade facial, problemas de fala, respiração, deglutição e oclusais.

Minha filha tem o queixo para frente e os dentes não se encaixam
direito. Isto é normal? (Figura 2)

Não. Esta menina esta com um crescimento diferencial de Classe III, isto é, pouco crescimento da maxila e/ou muito crescimento da mandíbula.

Porque devo procurar um especialista ?

Porque o ortodontista poderá intervir com aparelhos específicos em cada situação e na época adequada, evitando assim, problemas na oclusão e, em alguns casos, cirurgias ortognáticas altamente complexas no futuro , visando a correção das deformidades faciais.
O ortodontista poderá utilizar aparelhos fixos e removíveis para o tratamento dos problemas ortopédicos.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este tópico.

Autor

Veja mais

Dr. Nilmar Dias

Ortodontista

 Toledo, PR

Dr. Nilmar Dias é Ortodontista em Toledo PR, atuando exclusivamente na área de Ortodontia e Ortopedia Facial desde 1991. Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial ... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Nilmar e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook