Tópico, 26 de Mar de 2018

Bichectomia

As indicações para a realização da Bichectomia envolvem razões funcionais e estéticas. Com relação as razoes estéticas, tem o objetivo de alteração do contorno facial. Sua remoção resulta em diminuição das bochechas e acentuamento dos zigomas. Também chamado de “Efeito Blush”.
Bichectomia é um procedimento cirúrgico com a finalidade de remoção do corpo adiposo de Bichat, envolvido por uma cápsula de tecido conjuntivo, situado externamente ao músculo bucinador e possui três extensões: oral, pterigoidal e temporal. Realizado com anestesia local e de fácil recuperação pós opertória.
A técnica consiste em uma pequena incisão, de aproximadamente 1cm na mucosa jugal, tendo como reparo anatômico o ducto da glândula parótida. É seguida pela divulsão por planos anatômicos, a qual deve ser realizada delicadamente, tendo em vista a presença de estruturas nobres, como ramos da artéria facial, maxilar e do nervo facial na região. Dessa forma, obtém-se o acesso ao corpo adiposo de Bichat, o qual é removido delicadamente com a utilização de pinças hemostáticas. Complicações raras podem ocorrer, como hematoma, infecções, trismo, edema, dor, lesão no ducto da Glândula Parótida e do Nervo Facial.
O resultado do procedimento pode ser visto mais evidentemente após 2 a 3 meses após o procedimento, devido à regressão total do edema.
Como orientações pós operatórias, os pacientes fazem uso de termoterapia (gelo nas primeiras 48h), dieta líquida/pastosa fria ou gelada nos primeiros 3 dias e bochecho de clorexidina a 0,12% durante 7 dias (durante 1 minuto, 3 vezes ao dia).

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este tópico.

Autor

Veja mais

Dr. Igor Puga

Cirurgião-Dentista

 Rio de Janeiro, RJ

Dr. Igor Puga é Cirurgião Dentista.
Atua como especialista em Prótese Dentária e Harmonização Facial. Durante toda sua carreira direcionou seu trabalho para a estética.... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Igor e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook