Alongamento de Caninos

  Caso clínico, 08 de Jan de 2012

Resumo

Pacientes jovens, devido ao modismo dos filmes hoje sobre vampirismo, lobos, etc, estão me procurando para eu fazer esse tipo de intervenção. Acho estranho, mas a evolução da tecnologia do que as pessoas querem no visual, desde que não " Absurdos", eu procuro acompanhar. Esse caso, que eu compartilho aqui, é um dos que eu me foi pedido para fazer. Considero um caso de estética, mas em um sentido diferente. Faço com Resina Fotopolimerizável e dependendo da oclusão do paciente, a facilidade em quebrar a parte adicionada é bem provável. Muitos profissionais irão dizer que estou fazendo uma barbárie, mas não estou. É feito um pequeno ataque ácido não região mais baixa dos caninos (pouco acima da incisal) e depois por camadas a adição da resina. Se isso for barbárie, então, colocar aparelhos fixos, atacando com ácido praticamente todos os dentes, seria também uma barbárie, já que os dentes que foram atacados por ácido, perderão esmalte, poderão ficar com sensibilidade, etc. Já vi assassinatos de dentes em Odontologia, e não considero falta de conciência minha, alongar caninos do jeito mostrado aqui. Um outro detalhe é o fato de eu saber que tem pessoas sem conhecimento algum de ondontologia (Tatuadores, etc...) fazendo isso. Prefiro eu, então, fazer nos poucos que me pedem isso, que permitir que curiosos o façam. Mas, se alguém me criticar, é um direito que tem.

Fotos do caso

Conclusão

Não acho aconselhável pessoas fazerem nos caninos esse tipo de alongamento. Mas, como dentista, desde que não seja um processo que venha prejudicar o sistema ortognático, a oclusão e destruir muito o dente, eu atendo ao pedido do paciente. O risco dos movimentos de lateralidade, bruxismos, etc... fazerem a parte adicionada quebrar é alto.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Claudio Cavalcante

Cirurgião-Dentista

 Piracicaba, SP

Cirurgião dentista particular atuando em Piracicaba-São Paulo na área de Reabilitação Oral, Estética, Cirurgia e Urgências 24 Horas. Meus... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Claudio e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook