Resumo
O cálculo dental, também chamado de tártaro, é proveniente da placa bacteriana, ou biofilme dental, principal causa da cárie e da gengivite. Essa placa ou biofilme, é constituída de bactérias e restos de alimentos. Sua forma é equivalente à uma película transparente e pegajosa que adere aos dentes. Mas isso não significa necessariamente que é fácil observá-la.
Sua formação é comum em qualquer indivíduo, já que as bactérias estão em constante crescimento e circulação em nossas bocas. Esses microrganismos beneficiam-se dos nutrientes dos alimentos e da saliva para se desenvolverem. Especialmente se esses alimentos foram açucarados ou carboidratos. Com o fornecimento desses nutrientes, as bactérias produzem ácidos que investem contra a superfície do dente.
Dessa forma, a higienização bucal após as refeições é importante para remoção da placa. A má higiene bucal, ou seja, a não remoção da placa bacteriana dos dentes após as refeições, gera o endurecimento desse biofilme. Caso ela não seja removida, causa irritação e inflamação da gengiva, ocasionando a famosa gengivite.