Síndrome de Down na Odontologia - uma Revisão de Literatura

  Artigo, 18 de Dez de 2015

Introdução: A síndrome de Down é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 a mais, o paciente portador da mesma apresenta-se com problemas relacionados a estrutura corporal e cognitiva. Sabe-se que com o passar do tempo houve um grande progresso cientifico que possibilitou a esses pacientes melhores condições de vida e maior integração dos mesmos na sociedade. A saúde bucal possui um papel muito importante na vidas dos portadores desta síndrome, pois devido a essa Síndrome o paciente possui mal formações anatômicas, que levará o paciente a problemas relacionados a mastigação, respiração e também problemas estéticos como dentes mal posicionados. O papel do profissional de saúde é muito importante, pois o paciente necessita de tratamentos específicos e que devem ser ministrados com cautela, e sem discriminação com o paciente. Considerando a diversidade de problemas enfrentado pelo paciente com Síndrome de Down na odontologia foi feita está revista de literatura. Objetivos: A pesquisa foi realizada com o intuito de promover o conhecimento em ralação a saúde bucal de pacientes com Síndrome de Down, tendo como perspectiva a prática da integralidade do atendimento dos portados. Utilizamos bases indexadas, fizemos uma revisão de literatura do ano de 2005 a 2010, e foram encontrados quatro artigos que detinham da perspectiva da pesquisa. Metodologia: Analisar os problemas enfrentado por pacientes com Síndrome de Down, levando em consideração os aspectos odontológicos na revista de literatura dos anos de 2005 a 2010. Conclusão: De acordo com a pesquisa realizada, podemos concluir que os pacientes devem ser assistidos por um profissional especializado no tratamento de pessoas com deficiência. O ortodontista deve ter como perspectiva o tratamento integral do paciente portador de Síndrome de Down. O paciente portador da Síndrome deve buscar seus direitos para que seja atendido e que suas necessidades possam ser supridas, sem que haja o preconceito dos profissionais de saúde ao lidar com pacientes portadores de Síndrome de Down. Palavras Chaves: Pacientes portadores de deficiência. Síndrome de Down. Odontologia.

Referências

Rev Bras Crescimento Desenvolvimento Hum. 2010; 20(2): 208-216 Rev Bras Crescimento Desenvolvimento Hum. 2010; 20(3): 723-734 Rev Saúde Pública 2008;42(4):693-9

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Daniel Valença

Estudante de Odontologia

 Recife, PE

Daniel Valença é estudante de odontologia em Recife, PE - Brasil pela Uninassau. Faz parte do iDent desde Dezembro de 2015.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Daniel e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook