Jovens Descobrem as Franquias

  Artigo, 18 de Nov de 2010

Os jovens costumam se queixar (com razão, convenhamos): não conseguem emprego porque não têm experiência; não adquirem experiência porque não conseguem emprego. Diante desse dilema do mercado, um número cada vez maior de jovens está escolhendo a alternativa de abrir o próprio negócio, especialmente franquias. Nada menos que 18 mil empreendedores de até 25 anos são donos de uma franquia no Brasil atualmente. Eles representam 16,10% de todo o universo de franqueados brasileiros – um crescimento de 17% em relação a 2009.

Esse expressivo aumento tem uma lógica. Para abrir um negócio, é preciso estudar e conhecer muito bem o seu mercado e, sempre que possível, ter experiência. Para abrir uma franquia, não. É justamente por ter a inexperiência como aliada que o mercado de franquias tem conquistado um número cada vez maior de jovens.

Pesquisa realizada pela Rizzo Franchise aponta que em 2009 o crescimento de candidatos a franqueados com até 25 anos cresceu 50,55%, comparado com 2008. Desse total, 43% tinham capital de até R$ 80 mil, enquanto 42% dispunham de até R$ 120 mil. Empreendedores com até R$ 200 mil eram 11% e a minoria (4%) detinha mais de R$ 200 mil para investir.

“O jovem está associado a inexperiência. E é tudo o que o franqueador precisa, pois o que ele vende é exatamente a experiência. Basta ter o capital”, disse Marcus Rizzo, sócio da Rizzo Franchise, ao Empreendedores (clique abaixo em “leia mais” para ver suas dicas). Segundo ele, o franqueado é alguém que irá aderir a um sistema já pronto, a um negócio que já deu certo.

Cinco dicas para quem quer ter uma franquia

A pesquisa da Rizzo Franchise afirma que duas razões foram apontadas pelos jovens na busca de uma franquia: segurança no investimento e o sucesso mais rápido. Além dessas duas motivações, a análise de Rizzo é de que o nível de informação do jovem hoje é muito maior. “Antes ele tinha em mente que precisava estudar e trabalhar em uma empresa”, diz. “Ele teria de ser advogado, médico ou engenheiro”, explica. “Hoje, com esse turbilhão de informações, eles têm a perspectiva de ter o próprio negócio.”

A vantagem para o jovem que quer abrir uma franquia é de que, na maioria das vezes, ele recebe a loja pronta para operar. “Ele passa por um período de treinamento para aprender a operar a loja”, conta Rizzo. “O que ele não pode ter é a ilusão de que não vai trabalhar. Ele vai trabalhar três vezes mais.” Mas ser inexperiente não significa que você não precise ter alguns cuidados. Confira algumas dicas antes de abrir sua franquia.

Investigar muito a franquia. Entrar na loja, entender como ela opera são tarefas essenciais antes de investir. Não adianta só se apaixonar pelo negócio.

Cuidado com os corretores de franquias ou qualquer outro intermediário. Muitas vezes o franqueador não está preparado para vender e os corretores, motivados pela comissão, fazem uma oferta nem sempre vantajosa. Jamais delegue a decisão de adquirir uma franquia a um terceiro.

Converse com pelo menos quatro franqueados do negócio escolhido. Dois com menos de dois anos de negócio e dois com mais e dois anos.

Fuja de qualquer franquia com contrato menor de quatro anos. A média de tempo contratual no Brasil é de 4,23 anos e nos Estados Unidos é de 10,54 anos.

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Dr. Cleber Soares

Cirurgião-Dentista

 São Paulo, SP

Dr. Cleber Soares é Cirurgião-Dentista em São Paulo, SP - Brasil. Possui graduação em odontologia pela UNIMESP - Universidade Metodista de São Paulo, 2005. Atua como... Leia mais

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