Otimização do Tempo Clínico e Custos em Restaurações Protéticas Temporárias

  Caso clínico, 13 de Mar de 2015

Resumo

Os tratamentos protéticos exigem o uso de restaurações temporárias que auxiliam o cirurgião-dentista na obtenção da prótese final com resultados satisfatórios. Existem vários métodos de confecção de restaurações protéticas temporárias. Com o intuito de otimizar o tempo clínico e o custo com laboratório, as restaurações temporárias podem ser realizadas exclusivamente pelo cirurgião-dentista, em modelos encerados. O objetivo foi a confecção de uma restauração protética temporária através da técnica da moldagem obtida de modelo encerado. Metodologia: Paciente J.P.P., apresentava dente fraturado e endodonticamente tratado, necessitando de uma restauração protética temporária. Sobre o modelo de estudo foi encerado o dente 34, em seguida realizou-se a moldagem do enceramento utilizando silicona de condensação pesada. O enceramento foi desgastado simulando um preparo dentário para coroa total. Proporcionou-se a resina auto-polimerizável e colocou-se no molde de silicona pesada levando ao modelo de gesso e esperou-se a polimerização completa da resina acrílica, confeccionando-se a restauração temporária indiretamente. Em boca, a restauração temporária foi reembasada, capturando o pino intrarradicular confeccionado previamente. Após acabamento e polimento, a restauração provisória foi cimentada. 

Fotos do caso

Conclusão

A técnica de confecção de restauração temporária realizada mostrou-se eficaz e reduziu o tempo clínico e o custo com laboratório.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Dra. Cássia Fernandes

Cirurgiã-Dentista

 Natal, RN

Cássia Fernandes é graduada em odontologia em Natal - RN pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Faz parte do iDent desde Outubro de 2012.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Cássia e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook