Cirurgia Bariátrica e suas Consequências na Cavidade Oral

  Artigo, 29 de Jan de 2011

Segundo o IBGE, no Brasil 40% da população encontra-se acima do peso, com IMC igual ou superior a 25, sendo os homens mais acometidos do que as mulheres. Desse total, 20% encontram-se obesos ou obesos mórbidos, com IMC acima de 40. Estando nessa situação, parte da população recorre à cirurgia de redução de estômago ou bariátrica. Contudo, esse tipo de cirurgia traz  ao paciente diversas consequências indesejáveis na cavidade oral, sendo essas ocorridas devido a falta de um acompanhamento odontológico adequado. Este trabalho visa alertar os profissionais e acadêmicos de odontologia sobre a importância do acompanhamento dos pacientes que recorrem a essa cirurgia.

CIRURGIA BARIÁTRICA

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica (SBCB), a técnica cirúrgica mais utiliza chama-se Fobi Capella ou by-pass gástrico com anel, onde há uma redução do estômago através e grampeamento. Tal técnica limita o volume de entrada do alimento e reduz a velocidade de esvaziamento do estômago.

CONSEQUÊNCIAS NA CAVIDADE ORAL

Indivíduos submetidos a essa técnica cirúrgica apresentam aumento significativo de cáries, descalcificação dos dentes, bruxismo e xerostomia, além de anorexia e bulimia. Essas patologias orais podem ser decorrentes da alteração do pH salivar, que diminui a capacidade tampão da saliva, logo propiciando a maior proliferação de organismos patogênicos na cavidade oral, assim como refluxo gastroesofágico e vômitos freqüentes causam erosão dental, uma vez que a secreção gástrica é bastante ácida. Há também redução da secreção gástrica e salivar, além da redução da absorção de cálcio, uma vez que a Fobi-Capella altera o trajeto da comida, resultando na desmineralização dos dentes.

CONCLUSÃO

Baseado nesse trabalho, ficou nítida a importância do cirurgião-dentista no acompanhamento pré e pós-operatório de pacientes que realizam tal procedimento cirúrgico. Portanto,  o odontólogo deve ser incluído na equipe multidisciplinar que assessora esse tipo de paciente, uma vez já explicitado as possíveis consequências à cavidade oral  de indivíduos que não tem essa assistência.

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Bruno Soares

Professor

 Santa Inês, MA

Sou cirurgião-dentista formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) especialista em Ortodontia (UNINGÁ), com habilitação em Laserterapia (UNINGÁ) e pós em... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Bruno e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook