Bruno Luis Lima Soares
Santa Inês, MA
Para os profissionais do esporte há uma busca incessante por melhorias no seu desempenho, baseado no acompanhamento médico, nutricional, psicológico e físico. Recentemente essa atenção também se voltou para a saúde bucal uma vez que um dente infeccionado pode alterar em até 22% o rendimento de um atleta. Na necessidade de uma maior atenção ao esportista, surgiu a Odontologia Desportiva, com o intuito de promover uma melhoria na condição oral dos indivíduos pertencentes a esse grupo. Este trabalho visa mostrar aos profissionais e acadêmicos essa nova área promissora na odontologia.
RENDIMENTO ESPORTIVO
O desempenho esportivo é a denominação dada à unidade de execução e resultado de uma seqüência complexa de ações esportivas. Para competir, o atleta deve estar preparado física, técnica, tática e psicologicamente para se destacar entre aqueles que praticam determinada modalidade esportivas. Nos modelos de desempenho esportivo, propostos na literatura, a aptidão física junto com a condição física, a técnica e a tática esportiva são consideradas condições pessoais diretas ao desempenho esportivo. Baseado nisso, a saúde bucal do atleta deve estar em dia para que ocorram melhores resultados.
Nas imagens encontram-se as principais afecções que interferem no rendimento do atleta.
CONCLUSÃO
Baseado nessas evidências fica clara a importância da presença do cirurgião-dentista como membro da equipe multidisciplinar na atuação esportiva, justificando assim uma maior atenção para essa nova área da odontologia.
Sou cirurgião-dentista formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Mestre em Odontologia, com ênfase em Odontologia Integrada, pela Universidade Ceuma (UNICEUMA),... Leia mais
Crie seu perfil para interagir com Bruno e mais 160 mil dentistas.
Envie seu comentário
Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.