Clareamento Dental Caseiro Supervisionado

  Artigo, 03 de Nov de 2010

 Caso ainda em andamento.

Este é um caso clássico e onde segui meu protocolo de clareamento, com moldeiras e peróxido de carbamida 20%, uso opalescence da ultradent, p mim o melhor gel, devido a sua consistência, funciona bem, tem baixo custo, apresenta baixo índice de efeitos colaterais e ótimos resultados clínicos.

Prefiro o clareamento com moldeiras pq é algo mais lento e gradual, a concentração do gel pode ser entre 20% a 10% dependendo do grau de sensibilidade que o paciente apresentar, é uma técnica com excelente relação custo/benefício e muito segura.

O ponto fraco desta técnica fica por conta do engajamento do paciente ao tratamento, é preciso mantê-lo motivado, e com certeza não é tão conveniente quanto o clareamento em consultório, embora os resultados sejam superiores e com menos efeitos colaterais. A questão do tempo eu considero até discutível, pois muitos dentistas sugerem fazer 3 aplicações em consultório com intervalo de uma semana entre cada consulta, considerando o período de 3 semanas, o clareamento com moldeiras já apresenta, muitas vezes, resultados superiores às técnicas de consultório.

Com essa técnica em casos mais severos podemos estender por até oito semanas de aplicação.

A preferência é sempre por executar o clareamento de forma segmentada, primeiro na arcada superior e depois na arcada inferior. Isso permite ao paciente acompanhar o quanto se obteve de melhora na cor dos dentes e coloca ponto final em qualquer questionamento do paciente quanto à efetividade do tratamento, já perdi muito tempo conversando com pacientes para convencê-los de coisas óbvias, hoje prefiro esperar um pouco de tempo  deixar as imagens e os fatos falarem por si.

No caso abaixo, a paciente de 18 anos de idade do sexo feminino tinha queixa quanto a cor dos seus dentes, após usar aparelho ortodôntico por 9 anos, ficou um pouco frustrada quanto à aparência do sorriso.

Foi proposto e realizado o clareamento dental caseiro supervisionado com moldeiras e peróxido de carbamida 20%, por 3 semanas. O tratamento foi executado de forma segmentada. 

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Carlos Blos

Cirurgião-Dentista

 Campo Bom, RS

Trabalho na área de reabilitação bucal e estética em odontologia, excutando implantes dentários, enxertos ósseos, cirurgias pré-protéticas, próteses sobre implante e... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Carlos e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook