Restaurações Complexas em Amálgama - Sim, Eu Já Usei!!

  Artigo, 24 de Out de 2010

Apesar de muitos colegas me chamarem de "resinoso", acredito que temos que ter alternativas para os casos de nossos pacientes.

"Para quem só tem um martelo, tudo lhe parece um prego"

autor desconhecido

Restaurações complexas em amálgama já foram alternativas para reconstruções em dentes posteriores severamnte comprometidos, e principalmente, para dentes com prognóstico duvidoso.

No Caso apresentado, a paciente de 14 anos de idade, compareceu ao consultório para extração do molar superior permanente por fratura e estava decidida a extrair um dente com histórico de problemas que estavam se arrastando há anos, tratamento de canal e muitas restaurações já haviam sido feitas sem sucesso, com seguidas fraturas, apresentava ainda dor ao mastigar, sensibilidade espontânea e sangramento gengival.

Após avaliação do remascente dentário, foi proposto uma restauração complexa em amálgama realizada trans-cirúrgicamente, pois havia invasão do espaço biológico e o dente tinha um prognóstico duvidoso.

A escolha da técnica foi pela tolerância que o material tem para ser executado no trans-cirúrgico, possibilidade de confecção da restauração em uma única sessão e o custo.

Os sintomas desapareceram, o dente foi restaurado, assim como suas funções.

Anos depois, a paciente optou por fazer tratamento ortodôntico, e o dente segue em proservação.

Na radiografia, proservação de 5 anos após realizado o procedimento, boa adaptação e sem alterações ósseas.

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Dr. Carlos Blos

Cirurgião-Dentista

 Campo Bom, RS

Trabalho na área de reabilitação bucal e estética em odontologia, excutando implantes dentários, enxertos ósseos, cirurgias pré-protéticas, próteses sobre implante e... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Carlos e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook