Exodontia de Caninos Inclusos

  Caso clínico, 25 de Mai de 2017

Resumo

Hoje recebi uma paciente no consultorio com uma carta de encaminhamento do ortodontista solicitando avaliaçao do caso e exodontia dos elementos 13 e 23.

A mesma compareceu ao consultorio com tomografia computadorizada e fiz questao de conversar com a mesma de que havia dois tipos de tratamentos para o caso dela: o tracionamento desses caninos inclusos, que nessa opçao os dentes continuariam na boca (tudo explicado de maneira simples para que ela entendesse) e exodontia desses dentes, e que esse seria um procedimento permanente. Ela, ciente das opçoes, concordou em optar pela exodontia. O ortodontista havia explicado posteriormente que caso fizesse o tracionamento de ambos os dentes, o tratamento ortodontico demoraria mais tempo para chegar ao fim, o que nao era a vontade da paciente. 

Partimos para a exodontia.

Paciente nega alergias medicamentosas, nega patologias de base, nega vicios e refere apenas uso de anticoncepcional. 

Tecnicas anestesicas: - N. Nasopalatino , - N. Palatino Maior (bilateral), - Interpapilares em porçao palatina de 15 a 25.

Incisoes papilares em porçao palatina, de 15 a 25.

Como apresentei em um caso anterior, novamente fiz um descolamento de papilas e depois de todo o tecido palatino, tunelizaçao e proteçao do Nervo Nasopalatino, estrutura importante e sempre preservada o maximo possivel.

Localizaçao do elemento 13, primeiro. Remoçao de cortical ossea com broca 702 cirurgica e odontosecçao da porçao coronal parcialmente para remover uma area de retençao do dente no osso. Luxaçao cuidadosa com meia cana do elemento e exodontia com bandeirinha. 

No elemento 23, da mesma maneira: remoçao de cortical ossea com broca 702 cirurgica em alta rotaçao, odontosecçao parcial da porçao coronal do dente para remover a area de retençao, luxaçao e exodontia.

Nao foi usado nenhum material de enxertia nas lojas osseas.

Limpeza da ferida cirurgica com soluçao fisiologica e sutura das regioes papilares.

Recomendaçao de repouso, dieta e higiene.

Medicaçao via oral e retorno apos 7 dias para remoçao dos pontos.

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Dra. Beatriz Voltarelli

Cirurgiã-Dentista

 São Caetano do Sul, SP

Dra. Beatriz Voltarelli é Cirurgiã-Dentista em São Caetano do Sul, SP - Brasil. Possui graduação em odontologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo. Residente... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Beatriz e mais 90 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook

Oferecimento