Fluorose

  Caso clínico, 03 de Dez de 2010

Resumo

PACIENTE: feminina de 12 anos.

QUEIXA PRINCIPAL: dentes manchados.

DIAGNÓSTICO: FLUOROSE.

Como foi atendida no PS, orientei sua mãe sobre o recurso de se tentar remover as manchas através da técnica de MICRO-ABRASÃO.

Fotos do caso

Conclusão

A fluorose é uma alteração que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor, durante a formação dos dentes. Ela se manifesta principalmente pela alteração da cor do esmalte, que pode assumir uma tonalidade esbranquiçada ou exibir pequenas manchas ou linhas brancas. Uma das maiores causas de fluorose é a pasta de dente com flúor, que muitas crianças engolem durante a escovação. O bochecho contendo flúor também pode contribuir, se for indicado para crianças que ainda não tenham o controle adequado da deglutição.

O período de maior risco para a ocorrência de fluorose é até os 6 anos de idade, quando estão se formando as coroas dos dentes da frente, pois se sabe que o maior problema da fluorose é quanto à estética.Crianças correm o risco de apresentar fluorose, porque ainda não sabem controlar a deglutição e nem cuspir adequadamente e acabam engolindo quantidade acima daquela segura para seu peso. Recomenda-se o uso de pastas de dente sem flúor, utilizando quantidade mínima de pasta na escova.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Dra. Alda Oliveira

Cirurgiã-Dentista

 Areado, MG

ENDODONTISTA
Clínica Geral para crianças, adultos e idosos; Dentística Estética; Cirurgia; Próteses; Ortodontia e OFM.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Alda e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook