Situação inicial do paciente. Maxila com hipodensidade óssea em região posterior com expansão do seio maxilar (hiperpneumatização) e mandíbula hipodensidade óssea em região posterior de mandíbula.
Radiografia panorâmica após a instalação de overdenture superior com finalidade de observar a adaptação da barra nos implantes e também para checar a osseintegração e posição dos implantes inferiores para posterior reabertura.
Após moldagem de transferência aberta dos implantes inferiores, foi pedido ao laboratório a confecção de tubo teste, ou seja, a união dos transferentes com resina acrílica a fim de checar a fidelidade da moldagem de transferência.
Tubo teste em posição, observando a adaptação nas plataformas dos implantes, posição e conferência junto ao modelo de trabalho.
Após a confecção da infraestrutura (pilares) o laboratório faz um guia de posicionamento facilitando a prova em boca em correta posição.
Resumo
Paciente, sexo feminino, 76 anos com PPR superior e inferior sem retenção e adaptação, apresentando mobilidade em alguns dentes. Após avaliação de tomografia computadorizada volumétrica foi proposto a paciente o tratamento com overdenture superior sobre 04 implantes osseointegrados e próteses fixas cimentadas sobre implantes posteriores bilaterais em mandíbula.
Este caso clínico mostra a utilização de tubo testes e guias de posicionamento de uclas, facilitando o posicionamento dos mesmos nos implantes e a confecção correta de próteses sobre implantes no que diz respeito a segurança e adaptação dos uclas nas plataformas dos implantes, ou seja, sem gaps.