CURSO

Especialização em Odontologia do Sono (Mec) Cód.: 5066

05 de Agosto de 2020

Início às 08:30

Faculdade São Leopoldo Mandic

Rua Fernandes de Barros, 1752 – Hugo Lange

Curitiba, PR

Objetivos

Apresentar o conhecimento dos mecanismos neurofisiológicos dos distúrbios do sono, notadamente os respiratórios, como base para a prática clínica do diagnóstico dos mesmos e forma de tratamento dos mesmos, recebendo e encaminhando aos profissionais das áreas da saúde (médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos/psiquiatras) os casos complexos e multidisciplinares. Integrar dessa forma o profissional cirurgião-dentista com equipes multidisciplinares da Medicina do Sono, Fisioterapia, Fono-audiologia, fornecendo-lhes subsídios teóricos e práticos da biologia do sono e de sua relação com a cavidade oral e o aparelho mastigatório.Os Distúrbios do Sono afetam grande parte da população em geral, trazendo sérios prejuízos à saúde e qualidade de vida dos indivíduos. Dos distúrbios respiratórios do sono a síndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAHOS) é um problema de saúde pública, atingindo cerca de 10% a 17% da população geral. Nos últimos anos, o tratamento desta síndrome com aparelhos intra-orais alcançou destaque por sua eficácia. Desta foram, passou a ser uma área de interesse e prática do profissional cirurgião dentista. Entretanto, o ensino desse distúrbio do sono não faz parte do currículo atual e do treinamento nos cursos de graduação em Odontologia. Em consequência, há escassez de profissionais cirurgiões dentistas com formação nessa importante área da saúde, justificando a proposta desse curso.Enfim, preparar profissionais cirurgiões-dentistas para tratar pacientes portadores de distúrbios respiratórios do sono com aparelhos intra-orais de avanço mandibular, principalmente a Apneia Hipopneia do Sono (AOS).

Atrativos / Diferenciais do Curso

A odontologia do sono será a área de maior crescimento nos próximos 20 anos:1º. Os distúrbios respiratórios do sono - Ronco e Apneia do Sono acometem mais de 40% da população adulta, e precisam ser tratados;2º. O Cirurgião-Dentista é o único profissional que tem a chancela de tratar, se capacitado, o Ronco e a Apneia do Sono com aparelhos de avanço mandibular;3º. O Cirurgião-Dentista pode fazer prova de Certificação em Odontologia do Sono pela ABORS/ABS;4º. O Cirurgião-Dentista Certificado terá seu nome e endereço de atendimento divulgado no indicador profissional da Associação Brasileira do Sono;5º. O Cirurgião-Dentista Certificado será referência para os profissionais Médicos do Sono, Fisioterapeutas do Sono e Fonoterapeutas do Sono certificados pela ABS no tratamento dos DRS com aparelhos de avanço mandibular, pois poderá ter seu nome publicado no indicador profissional. 

Coordenador(a) do Curso

Prof. Dr. Paulo Afonso Cunali

Mini Currículo do Coordenador

Pós-Doutorado em Ciências - Biologia e Medicina do Sono / UNIFESP;Doutor em Ciências - Biologia e Medicina do Sono / UNIFESP;Mestre em Odontologia - UCCB;Especialista em DTM e Dor Orofacial - CFO;Certificado em Dor pela SBED;Certificado em Odontologia do Sono pela ABS;Presidente da Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial;Presidente da Associação Brasileira do Sono / Sessão Paraná.

Curso

Natureza: Teórico-Prático-Clínico-Laboratorial-Demonstrativo 

Duração: 20 meses

Início: 05/08/2020 

Periodicidade: Mensal

Dia(s) da Semana: De quinta-feira a sábado 

Horário: Das 8h30 às 18h

Carga Horária: 465 h/aulas 

Nº. Alunos: 12 no mínimo, 24 no máximo

Mais informações: (08) 00941-7941

Fotos do evento

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este evento.

Organizadora

Veja mais

São Leopoldo Mandic

Instituição de Ensino

 Campinas, SP

A Faculdade São Leopoldo Mandic, credenciada pelo Ministério da Educação, oferece Graduação e Pós-graduação nas áreas de Odontologia e Medicina, sendo reconhecida... Leia mais

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com São Leopoldo Mandic e mais 120 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook

Oferecimento