Atenção Odontológica ao Paciente Oncológico em Terminalidade

  Artigo, 23 de Jul de 2019

Resumo

Os pacientes oncológicos em estágio de terminalidade podem apresentar uma série de manifestações bucais que necessitam do suporte de um cirurgião-dentista. Incluído na equipe multidisciplinar, esse profissional deverá efetuar as condutas necessárias para manter a qualidade de vida desses pacientes, aliviando a sua dor e sofrimento. Baseado numa revisão bibliográfica, a pesquisa buscou artigos publicados entre junho de 2000 à fevereiro de 2019, nas bases de dados: Pubmed, Scielo, Lilacs, Wiley Online Libary. Utilizando os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados em português ou inglês, que contemplaram os descritores: assistência odontológica, cuidados críticos, cuidados paliativos, doente terminal. O objetivo deste trabalho é apresentar a importância da atenção odontológica voltada para pacientes com câncer sob cuidados paliativos. Como conclusão, foi possível constatar que, a presença do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar é essencial, e deve pautar-se na empatia e comunicação, buscando a criação de vínculos necessários para o desenvolvimento de um plano de tratamento efetivo e individualizado, fomentando a discussão dos casos de maneira integralizada e demonstrando a importância das instituições de ensino superior na formação dos futuros profissionais. Este trabalho visa contribuir em uma ampliação da discussão a respeito dos cuidados paliativos na odontologia, além fornecer subsídios a estudos futuros que irão se aprofundar nesta temática tão importante, mas, ainda, tão pouco explorada.

Artigo publicado na Revista Gaúcha de Odontologia (RGO), da Faculdade São Leopoldo Mandic de Campinas: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-86372019000100502&lang=pt

Autores

Karina da Costa Lima Souto - Faculdade Pernambucana de Saúde, Pós-graduanda em Oncologia Multidisciplinar. Recife, PE, Brasil.

Diego Belmiro do Nascimento Santos - Universidade Mauricio de Nassau, Faculdade de Odontologia. Recife, PE, Brasil.

Ully Dias Nascimento Távora Cavalcanti - Faculdade Pernambucana de Saúde, Pós-graduanda em Oncologia Multidisciplinar. Recife, PE, Brasil.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

São Leopoldo Mandic

Instituição de Ensino

 Campinas, SP

A Faculdade São Leopoldo Mandic, credenciada pelo Ministério da Educação, oferece Graduação e Pós-graduação nas áreas de Odontologia e Medicina, sendo reconhecida... Leia mais

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com São Leopoldo Mandic e mais 90 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook

Oferecimento