Audiolivro Infantil Ajuda Crianças a Perderem o Medo de Ir ao Dentista

  Artigo, 21 de Mai de 2019

“A viagem ao consultório do dentista” é o nome do audiolivro, criado por uma ex-aluna da Faculdade São Leopoldo Mandic, para diminuir o medo e a ansiedade das crianças antes de consultas odontológicas

Diversos estudos científicos constatam que a fase mais crítica da ansiedade é a idade pré-escolar. Nos consultórios, a ansiedade pode ser amplificada pelo medo que a criança sente dos instrumentos odontológicos e, principalmente, dos sons emitidos por eles.

Para ajudar as crianças a aceitarem melhor o tratamento odontológico, a Dr.a Bianca Fiorentin Moura, especialista e mestre em odontopediatra de Chapecó (SC), desenvolveu um audiolivro voltado para crianças de 4 a 6 anos.

“A viagem ao consultório do dentista” aborda de forma lúdica os desencadeadores de medo e ansiedade na consulta odontológica, e que já foram apontados em artigos científicos.

“O audiolivro permite que as crianças recebam, por meio da história, sensações auditivas que geram medo e ansiedade, como o barulho da cadeira odontológica, da seringa tríplice, do sugador e das canetas de alta e baixa rotação”, explica a odontopediatra.

Pesquisa na Faculdade São Leopoldo Mandic

Para verificar a eficácia do seu audiolivro, Dr.a Bianca fez um estudo com 20 crianças de 4 a 6 anos.

A criação do audiolivro e a pesquisa “Avaliação da ansiedade na Odontopediatria mediante instrumento lúdico como condicionamento” fizeram parte do seu mestrado em Odontopediatria na Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, com a orientação do Prof. Dr. José Carlos Pettorossi Imparato.

Algumas crianças que participaram da pesquisa nunca tinham ido ao dentista. Todas foram avaliadas antes e depois de entrarem em contato com o audiolivro, por meio de um teste chamado Facial Image Scale – desenhos que representam emoções.

O estudo concluiu que houve redução significativa na ansiedade infantil após a aplicação do livro audiovisual.

Sobre o audiolivro

A publicação conta a história de dois irmãos, Bibi e Dudu, que, durante um sonho, são levados por uma fada ao consultório de um dentista. A fada apresenta às crianças todos os instrumentos que são usados pelo profissional e o passo a passo do atendimento. O material é interativo, com abas que instigam a curiosidade, além de espaços para a criança desenhar e pintar.

Uma contadora de histórias foi contratada para gravar o CD que acompanha o livro impresso. A padronização da leitura é uma tentativa de evitar que os pais, mesmo sem querer, repassem para os filhos seus temores com relação às idas ao dentista, na hora de narrar a história.

No final do livro, há uma lista de recomendações para os pais e responsáveis, para que a experiência da criança no dentista seja bem-sucedida.

“Com a confecção do audiolivro, eu quero que a criança se readapte e vivencie sua consulta no dentista de maneira agradável e lúdica, interagindo com o ambiente por meio da fantasia, criando uma estrutura psicológica adequada para isso”, avalia a autora.

O audiolivro na prática

“A viagem ao consultório do dentista” teve a sua primeira edição em 2013, pela Editora SG Arte Visual, de Chapecó. Foram 350 exemplares que se esgotaram rapidamente e se espalharam por consultórios e escolas da cidade.

A cirurgiã-dentista Dr.a Verônica Gusatti empresta o audiolivro para as mães mostrarem aos seus filhos antes da consulta. “Eles chegam muito mais familiarizados, tranquilos e curiosos com o atendimento. As crianças querem experimentar tudo no consultório e serem atendidos da forma que viram no livro”, conta Dr.a Verônica.

Alguns exemplares do audiolivro foram comprados pela Prefeitura Municipal de Chapecó, e usados nas visitas preventivas feitas em escolas por dentistas contratados pelo Programa Saúde da Família.

Dr.a Jaqueline Diehl Franco Moschetta é uma das profissionais da rede pública que levou o livro para as escolas da cidade. “Na infância, as crianças precisam de recursos diferentes para aprender de forma lúdica”, comenta a cirurgiã-dentista.

As mães das crianças também aprovam o audiolivro. É o caso de Rosicarla dos Santos Nonnenmacher, mãe da Isadora, 7 anos. Ela lê o livro junto com a filha, antes e após os atendimentos. “Ela perdeu o medo do consultório, porque o livro mostra como vai ser o procedimento. Isso a deixou mais segura e hoje ela adora ir ao dentista”, avalia Rosicarla.

Para que o audiolivro volte a ser editado, e possa se espalhar pelo Brasil, ajudando mais crianças, pais e dentistas, Dr.a Bianca precisa do apoio de uma nova editora. “Desejo que os ensinamentos que repasso para os responsáveis e as crianças durante as consultas transcendam o ambiente do consultório, permitindo que a família receba uma correta orientação em casa antes mesmo de chegar ao dentista”, conclui a autora.

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

São Leopoldo Mandic

Instituição de Ensino

 Campinas, SP

A Faculdade São Leopoldo Mandic, credenciada pelo Ministério da Educação, oferece Graduação e Pós-graduação nas áreas de Odontologia e Medicina, sendo reconhecida... Leia mais

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com São Leopoldo Mandic e mais 90 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook

Oferecimento