Os 11 Erros mais Comuns Cometidos pelos Dentistas em seu Facebook

  Artigo, 17 de Abr de 2017

Os 11 Erros mais Comuns Cometidos pelos Dentistas em seu Facebook

A Odontosolutions é especialista em REDES SOCIAIS e em ODONTOLOGIA.

Dezenas de dentistas nos procuram para organizar e gerenciar sua página de facebook- já abertas- e são inúmeros os equívocos cometidos por esses. Entendemos que, o gerenciamento de páginas é uma tarefa que exige estudos e atualizações, fora da área de formação dos dentistas. Portanto, não fique desanimado!

Nesse e-book vamos descrever os erros mais comuns cometidos pelos dentistas nas suas redes sociais e vamos sugerir ações para que eles comecem a obter resultados a partir dessas.

1 – O PERFIL ESTÁ INCOMPLETO

É muito decepcionante entrar na página de uma clínica odontológica e não encontrar nenhuma informação sobre ela. Não sabemos se é uma clínica ou outra empresa, qual é seu objetivo, onde está localizada, se tem ou não um site, entre outras informações.

AÇÃO SUGERIDA:

Complete todas as informações do perfil de sua fan page. Vá em SOBRE e forneça os dados: resumo do negócio, horário de funcionamento, público alvo (localização) que quer ativar,URL do site, etc..

2 – O VISUAL DA PÁGINA É POUCO ATRATIVA

Imagens de baixa resolução, muito poluídas, e esteticamente mal trabalhadas são comuns. Um outro equívoco é não respeitar o padrão de cores e formas da marca da clínica, criando uma página pesada e sem identidade visual.

AÇÃO SUGERIDA:

  • Colocar uma foto de capa bem atrativa, que reflita a personalidade de sua clínica, incluindo uma descrição de seu negócio, por exemplo. Lembre de respeitar as cores da sua logo e da decoração da clínica para criar uniformidade!
  • Colocar uma foto de perfil que permita identificar sua marca facilmente.

3 – SUA MARCA NÃO TEM PERSONALIDADE DEFINIDA E SUA FAN PAGE NÃO TEM!

Redes sociais são SOCIAIS, certo?

O Facebook é onde você inclui informações, que vão atualizar seus amigos/seguidores. Dê para a sua marca uma personalidade e passe esse conceito através das redes, tanto pelas imagens quanto pelo conteúdo escrito.

AÇÃO SUGERIDA-

Utilize uma linguagem adequada a seu publico. Alguns gostam de ser tratados na segunda pessoa, como se fosse uma conversa de um a um, entendendo quem é o seu interlocutor e o que ele espera.Outros, preferem uma linguagem mais formal.

O conteúdo deve ser coerente com a “personalidade” ou conceito de sua marca e com a estratégia de seu negócio.

4 – VOCÊ NÃO POSTA COM REGULARIDADE

Com toda certeza já aconteceu de você acessar a página de uma empresa e descobrir que a última vez que publicou um post foi há 3 meses atrás. Nos tempos atuais, isso já é considerado abandono. Não gera somente uma má impressão, mas também põe em evidência que nem o próprio administrador da página está se preocupando com nela.

AÇÃO SUGERIDA:

Posts frequentes são obrigatórios se você deseja assegurar visibilidade, participação e tráfego. Quanto mais publicações, mais possibilidades você terá de mostrar seu conteúdo na seção principal de notícias do Facebook, o qual poderá ser visto por mais pessoas.

5 –VOCÊ POSTA CONTEÚDO QUE NÃO GERA ENGAJAMENTO, TRÁFEGO E NEM CURTIDAS?

Sabemos que é uma tarefa complexa gerar conteúdo. Então por que criar o que você não sabe?

Será que o congresso que participou é importante para o público? Ou a foto do seu cachorro?

Vamos estudar e entender quais conteúdos mais lhe chamam a atenção?

AÇÃO SUGERIDA:

Poste imagens sobre eventos, cursos que participou ou ministrou, imagens de você e recepcionistas ou delas com pacientes, dentro da clínica, etc.

6 – VOCÊ NÃO CRIA MOTIVAÇÃO AOS CLIENTES ?

Este ponto está intimamente relacionado com o anterior, porque nos referimos a realizar coisas para que seu público queira te seguir. Além de ter uma marca com imagem atrativa, um discurso consistente, coerente e orientado ao público, é necessário gerar ações que incentivem a sua audiência a visitar seu site.

AÇÕES SUGERIDAS:

  • Informe sobre seus novos serviços
  • Compartilhe com seus fãs informações que possam melhorar a qualidade de vida ou de saúde, assim estará linkando a odontologia com o bem estar.
  • Faça seus fãs se sentirem especiais. Responda rapidamente suas perguntas. Eles necessitam perceber que você está lendo e que se interessa por suas inquietações. Isso é um grande diferencial e pode te fazer se sobressair entre outras marcas.

7 – VOCÊ SÓ SE INTERESSA EM INFORMAR SOBRE VENDAS E AS CURTIDAS?

Muitas vezes nos esquecemos de nos colocar do outro lado da situação, de pensar como usuário e como fã para corrigirmos esse e muitos outros erros. É incômodo entrar em uma fan page e notar que o único conteúdo que publicam é sobre sua marca, seus produtos, preços, medidas, formas de pagamento, diferentes modelos, etc. Essas informações são necessárias, mas não devem ser as únicas estratégia.

Não é muito agradável estar com pessoas que só falam sobre elas mesmas e que não se importam com nada sobre você.

AÇÃO SUGERIDA:

Crie posts que motivem usuários a engajarem /responderem questões, use humor, datas comemorativas, etc..

8 – VOCÊ COMPARTILHA IMAGENS DE OUTRAS EMPRESAS?

Não é legal você entrar em uma página que não tem personalidade, a qual ficam apenas compartilhando postagens de outras páginas. Isso mostra despreparo e principalmente a falta de criatividade. Sendo assim, afastam ainda mais os seguidores.

AÇÃO SUGERIDA:

Crie seu próprio conteúdo. Aqui vale direcionar as pessoas para seu web site e outras redes!

Não vemos problemas no compartilhamento de posts de empresas PARCEIRAS para que ambas sejam beneficiadas com conteúdos da outra!

9 – ERROS DE PORTUGUÊS

Diariamente nos deparamos com pessoas despreparadas ou que não se atentam ao conteúdo postado. Erros são fundamentais para que seus seguidores percam a credibilidade em seu trabalho e talvez até mesmo o pior – queimem seu perfil, pois podem até tornar motivos de chacotas.

AÇÃO SUGERIDA:

Use os corretores oferecidos pelos programas de edição e pelo Google!

10 – VOCÊ CRIA IMAGENS ESTETICAMENTE NÃO ADEQUADAS?

Lembre-se – imagem é tudo! Então se fizer algo de qualquer jeito, vai conquistar qual público. É isso que gostaria?

Quando vai a um restaurante e te dão um cardápio escrito a caneta, você sente credibilidade? Então! É assim que seu público o verá.

AÇÃO SUGERIDA:

Use criadores de imagem fornecidos por aplicativos e programas da internet. Simples, fáceis de usar e criam imagens bem bonitas e bem apresentadas!

11 – VOCÊ NÃO CRIA E GERENCIA CAMPANHAS PELO FACEBOOK?

Então sua mídia será entregue para apenas 2% de seus seguidores, sinto muito! O Facebook só entrega seus posts para poucos que curtem e compartilham -nos ou para os que “seguem sua página” com preferência. Esta é a resposta para poucas curtidas em sua página.

AÇÃO SUGERIDA:

Use a página aberta especialmente na conta de anúncios do facebook. São inúmeras campanhas que podem ser feitas para envolvimento de seguidores e não seguidores, captação de seguidores, remarketing ( seguir todos que acessaram seu web site pelo perfil do facebook deles), captação de e-mails, etc.

Autor:

Johnny Santana – Consultor de Marketing em Odontologia. Sócio Fundador da OdontoSolutions. Graduado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing Odontológico. 

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