Recuperação da Dvo

  Caso clínico, 04 de Dez de 2012

Resumo

A mais importante técnica restauradora da Odontologia é a Recuperação da Dimensão Vertical da Oclusão, perdida ao longo da vida do paciente. Quando o paciente apresenta vários sinais de erosão e abrasão dos dentes posteriores e perda precoce de estrutura dos dentes anteriores, ele procura melhorar o aspecto curto dos seus dentes.

Entretanto, a reconstrução isolada dos seus dentes poderá trazer problemas precoces como fraturas ou desprendimentos. Neste caso, é necessário proteger o trabalho estético com uma nova altura da mordida, DVO.

As principais causas para aperda da DVO são: a perda dos dentes molares, erosão e abrasão, desgaste em ajustes restauradores, bruxismo e tensão muscular exagerados, deformações das arcadas causadas pela dinâmica da oclusão.

Portanto, a probabilidade de um paciente entre 45 – 55 anos de idade com perda de DVO é muito grande. Em alguns casos este diagnóstico pode ser precoce.

A recuperação da altura oclusal para o paciente deve ser determinada em função de fatores como: A necessidade de cada caso, a desoclusão pela tradicional guia canina, resposta ao teste fonético, resposta ou acomodação do paciente à recuperação da altura oclusal, perfil facial do paciente.

Em casos onde a perda é muito grande, a reabilitação deve ser feita em duas etapas. O jig nos dará a correta DVO/ROC do paciente seguido do enceramento dos modelos após a montagem em articulador.

Com a colocação das ortoses, ajuste oclusal e guias geradas proporcionaram ao paciente um maior conforto muscular, rejuvenescimento facial e uma relação mastigatória adequada. Posteriormente será realizado o tratamento protético definitivo.

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Moacyr Filho

Cirurgião-Dentista

 Suzano, SP

Vender saúde é muito mais complexo que vender produtos. Em nosso consultório não oferecemos produtos, mas sim solução.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Moacyr e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook