Reanatomização e Recontorno Cosmético de Dentes Anteriores com Anomalia de Forma - Laterais Conóides

  Caso clínico, 28 de Set de 2015

Resumo

Paciente, 20 anos, sexo feminino, procurou a Clínica Odontológica M &M Dentalli com as sequintes queixas: descontentamento com a estética e vergonha ao sorrir.

Atualmente, com a crescente informação e conscientização, os pacientes passaram a exigir soluções estéticas para reaver a naturalidade de uma condição inicial perdida ou corrigir alterações de cor, textura, forma, tamanho e posição, obtendo um resultado final natural e harmônico. Dessa forma, tratamentos restauradores são empregados mesmo sem a existência de lesões cariosas.

Os incisivos conóides acometem cerca de 1,03% da população, incidem indistintamente em ambos os lados da arcada dentária, normalmente são unilaterais e mais comuns no sexo feminino.

Neste caso, a paciente apresenta a anomalia bilateralmente.

Para a resolução desses casos, pode ser indicada a confecção de coroas totais e/ou facetas de porcelana.

Com excelente qualidade, vários sistemas restauradores adesivos foram introduzidos no mercado, permitindo que procedimentos mais conservadores possam ser utilizados na solução desses problemas. O caso apresentado ilustra a restauração de dentes conóides após clareamento dental caseiro.

Depois de anamnese, exames clínico e radiográfico, diagnóstico e planejamento, foi indicado clareamento dental e a técnica adesiva direta.

Fotos do caso

Conclusão

A correta seleção de materiais e reprodução da cor, contorno e textura superficial do elemento dentário são fundamentais, e a manutenção por parte do paciente é indispensável para a preservação do trabalho e da saúde bucal.

A realização de restaurações estéticas é uma realidade dentro da Clínica Geral. Antes de decidir qual o procedimento clínico adotar, é necessário verificar os anseios do paciente. Esta postura favorece o resultado. Restaurações adesivas diretas constituem uma opção segura para o tratamento de dentes conóides e foi a terapêutica de escolha após o clareamento dental devido ao número reduzido de consultas proporcionando maior rapidez para a conclusão deste caso.

Referências

PEDRINI D, JARDIM P. S, POI W. R, Transformação de Dente Conóide e Fechamento de Diastema em Clínica Geral, 2000.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Maurício Santos

Cirurgião-Dentista

 Criciúma, SC

O sorriso é o traço mais marcante da nossa fisionomia. Por meio dele nos apresentamos e marcamos presença na sociedade. Já a boa saúde bucal é essencial para a qualidade de... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Maurício e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook