Planejamento Virtual em Cirurgia Ortognática

  Caso clínico, 24 de Fev de 2019

Resumo

A cirurgia ortognática é o tratamento utilizado em associação com a ortodontia para correção de deformidades dento-faciais, nestes casos o tratamento ortodôntico isolado não é suficiente para que haja uma correção da deformidade esquelética. O planejamento adequado é indispensável, para conhecer os problemas existentes, definir as finalidades do tratamento, prever as osteotomias necessárias na cirurgia, assim como os tipos e magnitudes dos movimentos a serem realizados antecipando possíveis necessidades de ajustes e desgastes de interferências ósseas. Nesse caso clínico em foi utilizado o planejamento virtual 3D, produção e impressão de guias cirúrgicos utilizando a tecnologia CAD/CAM em uma paciente com deformidade esquelética e má-oclusão tipo classe III de Angle, onde foi necessário cirurgia de maxila e mandíbula. O planejamento virtual é feito através de um software, e o paciente deve se submeter a uma tomografia computadorizada, assim como seus modelos precisam ser escaneados e os arquivos da tomografia e do escaneamento são “sobrepostos” em ambiente virtual. 

Fotos do caso

Conclusão

O planejamento virtual está cada vez mais sendo incorporado na pratica odontológica, por seu alto índice de precisão e principalmente em cirurgia ortognática para correção de deformidades dento-faciais. As medições cefalométricas realizadas a partir da imagem 3D nos traz maior precisão nas osteotomias e movimentações das estruturas ósseas e arcada dentárias.

O caso relatado confirma a precisão do planejamento sendo de forma virtual em tecido duro e tecido mole utilizando o software Materialize, a presença de interferências ósseas a serem corrigidas durante a cirurgia, e a transferência do planejamento para a sala de operações por meio do guia fabricado através de CAD/CAM.

A previsão do pós operatório em tecido duro é confiável, porém, em tecido mole existem poucos estudos que confirmam o resultado desse trabalho. As vantagens do planejamento virtual em cirurgia ortognática são obvias, no entanto, o alto custo ainda é uma desvantagem, mas quando avalia-se custo benefício, a proporção da desvantagem diminui.

Referências

1. MILORO, M. et al. Princípios de cirurgia bucomaxilofacial de Peterson. 2.ed. São Paulo: Santos, v.1, p.445-462, 2008.2. PETERSON, L. Cirurgia oral e maxilo facial contemporânea. 3. ed. Rio de Janeiro: Guranabara Koogan S.A, 2000

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Dra. Letícia Guedes

Cirurgiã-Dentista

 Goiânia, GO

Especializando em implantodontia.
Aperfeiçoamento em cirurgia estetica periodontal.
Aperfeiçoamento em cirurgia oral menor.
Aperfeiçoamento em endodontia.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Letícia e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook