Dra. Letícia Guedes Ferreira (Cirurgiã-Dentista)

Dra. Letícia Guedes Ferreira

E Implantodontia •  CRO-GO 15667

Planejamento Virtual em Cirurgia Ortognática

  Caso clínico de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais     Há 7 anos

Fotos extraorais apôs tratamento ortodôntico pré-operatório. Vista frontal com lábios selados

Fotos extraorais apôs tratamento ortodôntico pré-operatório. Vista frontal de sorriso

Fotos extraorais apôs tratamento ortodôntico pré-operatório.Vista lateral

Fotos intraorais após tratamento ortodôntico pré-operatório. Vista lateral

Fotos intraorais após tratamento ortodôntico pré-operatório. Vista frontal

Fotos intraorais após tratamento ortodôntico pré-operatório. Vista lateral (C).

Fotos intraorais após tratamento ortodôntico pré-operatório.Vista oclusal superior

Fotos intraorais após tratamento ortodôntico pré-operatório. Vista oclusal inferior

Reconstrução em 3D da vista frontal

Reconstrução em 3D da vista axial

Medições cefalométricas na reconstrução em 3D da face lateral. Pode - se observar a mandíbula do lado esquerdo...

maior que a mandíbula do lado direito.

Espaços articulares diminuídos na região superior e ligeiramente aumentados na região posterior na ATM Esquerda.

Imagem 3D da situação pré-operatória

simulação virtual após reposicionamento da maxila osteotomizada.

pós-operatória dos resultados previstos em tecidos duros após o reposicionamento das estruturas ósseas.

simulação da vista lateral direita após reposicionamento e é possível notar que há sobreposição do ramo e corpo da mandíbula sugerindo que faça desgaste para que fique simétrico.

Imagem em 3D da previsão do pós operatório em tecido mole. Vista frontal

Imagem em 3D da previsão do pós operatório em tecido mole.Vista lateral.

Situação inicial

situação três anos de pós operatório

situação prevista de pós operatório em 3D

Situação de pós operatório e colocação de provisório sobre implante.

Situação de pós operatório com linha média coincidente e caninos em classe I de Angle.

Situação inicial 3D

situação da simulação 3D de pós operatório

situação de pós operatório de 3 anos

Resumo

A cirurgia ortognática é o tratamento utilizado em associação com a ortodontia para correção de deformidades dento-faciais, nestes casos o tratamento ortodôntico isolado não é suficiente para que haja uma correção da deformidade esquelética. O planejamento adequado é indispensável, para conhecer os problemas existentes, definir as finalidades do tratamento, prever as osteotomias necessárias na cirurgia, assim como os tipos e magnitudes dos movimentos a serem realizados antecipando possíveis necessidades de ajustes e desgastes de interferências ósseas. Nesse caso clínico em foi utilizado o planejamento virtual 3D, produção e impressão de guias cirúrgicos utilizando a tecnologia CAD/CAM em uma paciente com deformidade esquelética e má-oclusão tipo classe III de Angle, onde foi necessário cirurgia de maxila e mandíbula. O planejamento virtual é feito através de um software, e o paciente deve se submeter a uma tomografia computadorizada, assim como seus modelos precisam ser escaneados e os arquivos da tomografia e do escaneamento são “sobrepostos” em ambiente virtual. 

Conclusão

O planejamento virtual está cada vez mais sendo incorporado na pratica odontológica, por seu alto índice de precisão e principalmente em cirurgia ortognática para correção de deformidades dento-faciais. As medições cefalométricas realizadas a partir da imagem 3D nos traz maior precisão nas osteotomias e movimentações das estruturas ósseas e arcada dentárias.

O caso relatado confirma a precisão do planejamento sendo de forma virtual em tecido duro e tecido mole utilizando o software Materialize, a presença de interferências ósseas a serem corrigidas durante a cirurgia, e a transferência do planejamento para a sala de operações por meio do guia fabricado através de CAD/CAM.

A previsão do pós operatório em tecido duro é confiável, porém, em tecido mole existem poucos estudos que confirmam o resultado desse trabalho. As vantagens do planejamento virtual em cirurgia ortognática são obvias, no entanto, o alto custo ainda é uma desvantagem, mas quando avalia-se custo benefício, a proporção da desvantagem diminui.

Referências

1. MILORO, M. et al. Princípios de cirurgia bucomaxilofacial de Peterson. 2.ed. São Paulo: Santos, v.1, p.445-462, 2008.2. PETERSON, L. Cirurgia oral e maxilo facial contemporânea. 3. ed. Rio de Janeiro: Guranabara Koogan S.A, 2000

Dra. Letícia Guedes Ferreira (Cirurgiã-Dentista)

Dra. Letícia Guedes Ferreira

E Implantodontia •  CRO-GO 15667