Facetas Cerâmicas para Tratamento de Descoloração Dentária e Melhora Periodontal: Relatório Clínico

  Caso clínico, 20 de Dez de 2018

Resumo

O tratamento da descoloração dos dentes é um desafio para o dentista. Existem várias opções de tratamento e uma eficaz é o uso de facetas cerâmicas. Além disso, situações em que restaurações proximais são necessárias, as distâncias biológicas horizontais e a saúde periodontal não podem ser negligenciadas. O objetivo deste caso clínico foi realizar a substituição de facetas de resina por facetas cerâmicas em um paciente com dentes com alteração de cor nos terços médios e incisal e melhorar a inflamação crônica na papilla entre lateral e canino. O exame clínico revelou resina compostas e alteração de cor desse material. Inicialmente, as resinas foram removidas e a cor foi selecionada. O mock-up foi feito para avaliar parâmetros estéticos, fonéticos e funcionais. Em seguida, os dentes foram preparados através do mock-up, a fim de reduzir a quantidade mínima de tecido dental possível. A cerâmica a base de dissilicato de lítio foi utilizada. Um resultado favorável e minimamente invasivo foi alcançado para tratar as manchas, superando as expectativas estéticas e as necessidades funcionais do paciente além da melhora periodontal observada pela condição das distâncias biológicas horizontais nos preparos das facetas.

Uma mulher de 40 anos veio ao consultório odontológico para mudar seu sorriso. A paciente apresentava facetas de resina nos incisivos centrais. Exame radiográfico, fotografias extra-orais e intraorais foram realizadas e moldagens preliminares foram feitas para a elaboração dos modelos de estudo (Figuras 1 e 2).

O plano de tratamento consistiu em laminados cerâmicos de pré molar superior do lado direito até pré molar do lado direito, incluídos porque apareciam na largura dos corredores bucais. Em primeiro lugar, as resinas foram removidos e a cor do dente foi selecionada a partir da escala VITA (Vita Zahnfabrick, Bad Säckingen, Alemanha). Mock up foi feito para avaliar os parâmetros estéticos, fonéticos e funcionais (Figura 3). Os dentes foram preparados, e após os preparos, foi inserido, inicialmente, o fio retrator 000 Ultrapack (Ultradent) e a moldagem feita com silicone de adição (Variotime - Kulzer) (Figura 4).

Alguns pacientes podem ter sensibilidade imediatamente após os preparos. Nesses casos, imediatamente antes da instalação das provisorias, pode ser aplicado uma camada de dessensibilizante (Gluma Desensitizer - Kulzer).

As restaurações provisórias foram confeccionadas com resina bisacrílica (Structur 3 – VOCO). Nesse momento já foi possível observar que havia espaço suficiente de material para mascarar o substrato do incisivo escurecido.

Em seguida, cerâmica a base de dissilicato de lítio foi usinada. Foi feita a prova das restaurações com o try-in para seleção da cor do cimento (Clear Nexus 3 Kerr). Em seguida, as faces internas das restaurações cerâmicas foram condicionadas com ácido fluorídrico por 20 segundos (Condac Porcelana 5% - FGM). A superfície foi lavada e, em seguida, foi feita a aplicação do agente silano (Silane - Kerr). O adesivo foi aplicado conforme as orientações do fabricante (Gluma 2 Bond - Kulzer).

Para a cimentação, um cimento da mesma cor que o try-in foi selecionado. Em seguida, o esmalte foi condicionado com ácido fosfórico e foi aplicado adesivo (Gluma 2 Bond - Kulzer). Finalmente, o cimento foi colocado dentro dos laminados e colocados sobre os dentes suavemente. As faces palatina e vestibular foram polimerizadas por 120 segundos cada uma. Os restos de cimento foram removidos e a oclusão foi verificada.

O aspecto final pode ser observado nas figuras 5, 6 e 7.

Discussão

A técnica indireta é aconselhável em situações extensas e permite melhor adaptação nas regiões proximais e cervical, além de refinamento na anatomia, por ser feito o trabalho fora da cavidade bucal [7,8]. Atualmente, as cerâmicas odontológicas apresentam inúmeras vantagens, como múltiplas cores, diferentes opções de translucidez, e facilidade de ajuste e polimento [5]. Têm sido amplamente utilizadas nos casos de facetas.

O sistema restaurador adesivo indireto evoluiu de forma expressiva nos últimos anos, o que pode ser comprovado na literatura especializada, tanto dos adesivos dentinários quanto dos cimentos resinosos [4,5]. Assim, diferentes sistemas estão disponíveis para os profissionais atualmente. Cabe ao profissional experimentar o sistema que apresente melhor facilidade de manipulação e resultados favoráveis.

Do ponto de vista restaurador, quando o espaçamento proximal é promovido e a distância biológica horizontal é respeitada, os procedimentos são facilitados e a saúde periodonatla é melhorada como demontrado na caso relatado. Além disso, a prova, o ajuste e a cimentação das restaurações indiretas são mais adequados ao seu eixo de inserção, reduzindo a interferência proximal.

As guias de desoclusão anterior e lateralidades também devem ser testadas e ajustadas para favorecer a longevidade do tratamento, além de estarem associadas à estética do comprimento dos dentes anteriores. Sendo essa estética e funcionalidade mais estéaveis em cerâmica quando comparadas às resinas compostas [1,2,4].

Os laminados cerâmicos são uma forma de tratamento conservadora e estética para tratamento de dentes com alteração de cor além de poder promover uma melhora periodontal. Referências Bibliográficas

1. Cunha LF, Gonzaga CC, Saab RC, Mushashe AM, Correr GM. Rehabilitation of the dominance of maxillary central incisors with refractory porcelain veneers requiring minimal tooth preparation. Quintessence Int. 2015; 46(10):837-41.

2. Cunha LF, Gugelmin BP, Gaião U, Gonzaga CC, Correr GM. Tooth movement with elastic separators before ceramic veneer treatment: Rearranging asymmetric diastemas by managing the horizontal distance. Quintessence Int. 2017; 11:1-5.

3. Cunha LF, Mondelli J, Furuse AY. Planejamento e considerações pré e pós-operatórias no fechamento de diastemas. Revista Brasileira De Odontologia. Rio De Janeiro: associação brasileira de odontologia - seção rio de janeiro. 2011; 68:12-5.

4. Cunha LF, Pedroche L, Gonzaga CC, Furuse AY. Esthetic, occlusal, and periodontal rehabilitation of anterior teeth with minimum thickness porcelain laminate veneers. J Prosthet Dent 2014;112(6):1315-8.

5. Kina S. Equilibrium - cerâmicas adesivas case book. Artes Médicas; 2009.

6. Ribeiro TTC ; Cunha, L. F. ; Mondelli, José ; Raveli, D. B. . Fechamento de diastema anterior: associação de procedimentos ortodôntico e restaurador. Ortho Science: orthodontic science and practice 2011; 4: 87-93.

7. Rufenacht CR. Princípios da Integração Estética. São Paulo, Quintessence; 2003.

8. Shenoy A, Shenoy N. Dental ceramics: an update. J Conserv Dent 2010;13(4): 195-203.

Fotos do caso

Conclusão

Os laminados cerâmicos são uma forma de tratamento conservadora e estética para tratamento de dentes com alteração de cor além de poder promover uma melhora periodontal.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Kulzer

Produtos Odontológicos

 São Paulo, SP

Confiabilidade conhecida em um novo visual: Mesmo com um novo visual e logo, Kulzer continua a ser um parceiro confiável para todos os profissionais do mercado odontológico -... Leia mais

Cursos Online Kulzer

Catálogo Kulzer

Todo o catálogo Kulzer

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Kulzer e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook