Associação de Restaurações Diretas e Indiretas para o Tratamento de Dentes Anteriores

  Caso clínico, 15 de Dez de 2017

Resumo

Uma Alternativa para Dentes Polpados e Despolpados

Leonardo Fernandes da Cunha

Elizandra Vargas dos Santos

Fabiana Lustosa Sforza

Brenda Procopiak Gugelmin

André Vivan Garcia

Carla Castiglia Gonzaga

Gisele Maria Correr

INTRODUÇÃO

Na odontologia, as restaurações estéticas em dentes anteriores têm crescido constantemente. As cerâmicas e resinas compostas têm sido utilizadas para restaurações estéticas.

Dentes que receberam tratamento endodôntico geralmente apresentam pouca estrutura coronária remanescente e necessitam de pinos intrarradiculares para reter e ancorar o material restaurador (Bateman, Ricketts et al.). A colocação de pinos para ancoragem e retenção intrarradicular de restaurações é um dos numerosos tratamentos que geram dúvidas ao profissional. Assim, o profissional deve conhecer e selecionar corretamente os diferentes tipos de pinos para cada situação clínica.

Muitas vezes, uma abordagem periodontal prévia é necessária. Desta forma, este trabalho tem por finalidade descrever a técnica restauradora para dentes anteriores com restaurações diretas e cerâmica total.

RELATO DO CASO

Paciente de 49 anos, sexo feminino, procurou atendimento durante o tratamento ortodôntico. Além disso, a paciente apresentou uma queixa estética dos dentes anteriores. Na anamnese e exame clínico, detectou-se ausência de sintomatologia dolorosa e pouca estrutura coronária remanescente. Inicialmente foi feito aumento de coroa clínica e aguardou-se 3 meses de cicatrização. O exame complementar radiográfico demonstrava normalidade dos tecidos dentários e adjacentes. Verificou-se que o dente 11 apresentava tratamento endodôntico.

Foi feita a cimentação de um pino intracanal de fibra de vidro com cimento resinoso dual. A cimentação foi realizada seguindo os passos recomendados pelo fabricante. Em seguida, a reconstrução da parte coronária fraturada foi feita com resina composta (Figura 6 - Charisma Diamond A1 – Kulzer). A ponta 4138 promoveu expulsividade ao preparo cavitário, e acabamento da cavidade no dente 11 e resina composta foi aplicada nos demais dentes anteriores para recontornar a anatomia.

Posteriormente, foi feita a moldagem utilizando fio retrator e silicone de adição (Figura 8 - Variotime - Kulzer). Na fase laboratorial, os modelos superior e inferior devem apresentar espaço para espessura adequada de porcelana odontológica na região oclusal.

A caracterização foi feita com o kit HeraCeram. Para a cimentação da restauração, foi feito isolamento do campo operatório e aplicação do sistema adesivo conforme as instruções do fabricante (Figura 7 - Gluma 2 Bond - Kulzer). As faces internas da cerâmica foram. Em seguida foi feita a aplicação do agente silano e adesivo. Após a proteção dos dentes adjacentes foi feita a aplicação do sistema adesivo no dente preparado conforme as instruções do fabricante.

Após a cimentação os contatos oclusais foram verificados e ajustados.

DISCUSSÃO

O tipo de procedimento para reconstrução e/ou restauração de dentes anteriores é difícil para os profissionais. Assim, planejamento, seleção do sistema restaurador, decisão do tipo de preparo cavitário, materiais são fundamentais.

O recontorno cosmético com restaurações diretas podem ser realizadas com diferentes resinas compostas.

No presente artigo o sistema de cerâmica para o dente extensamente destruído. Como vantagens, a cerâmica utilizada apresenta um custo reduzido e fácil acesso para os laboratórios e profissionais. A quantidade e qualidade do remanescente coronário são determinantes para este tipo de situação. Por falta de retenção para o material restaurador o pino intrarradicular foi empregado.

No caso apresentado a cirurgia periodontal é fundamental para permitir o realinhamento dos dentes e favorecer a moldagem.

Assim as restaurações de cerâmica pura em dentes anteriores favorecem a preservação de estrutura dentária e a filosofia de uma odontologia estética e funcional.

Nos demais dentes anteriores, a resina composta nanohíbrida foi utilizada para recontornar os dentes da paciente e favorecer o polimento e cor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O uso da técnica restauradora com cerâmica e resinas compostas em dentes anteriores representa um tratamento eficiente e estético.

REFERÊNCIAS

Bateman G, Ricketts DN, Saunders WP. Fibre-based post systems: a review. British dental journal 2003;195(1):43-8.

Cagidiaco MC, Goracci C, Garcia-Godoy F, Ferrari M. Clinical studies of fiber posts: a literature review. The International journal of prosthodontics 2008;21(4):328-36.

da Cunha LF, Mondelli J, Auersvald CM, Gonzaga CC, Mondelli RF, Correr GM, Furuse AY. Endocrown with Leucite-Reinforced Ceramic: Case of Restoration of Endodontically Treated Teeth. Case Rep Dent. 2015;2015:750313.

De Munck J, Van Landuyt K, Peumans M, Poitevin A, Lambrechts P, Braem M, et al. A critical review of the durability of adhesion to tooth tissue: methods and results. Journal of dental research 2005;84(2):118-32.

Peumans M, Kanumilli P, De Munck J, Van Landuyt K, Lambrechts P, Van Meerbeek B. Clinical effectiveness of contemporary adhesives: a systematic review of current clinical trials. Dent Mater 2005;21(9):864-81.

Raigrodski AJ, Yu A, Chiche GJ, Hochstedler JL, Mancl LA, Mohamed SE. Clinical efficacy of veneered zirconium dioxide-based posterior partial fixed dental prostheses: five-year results. J Prosthet Dent. 2012 Oct;108(4):214-22.

Figura 1: Aspecto inicial.

Figura 2: Aspecto após remoção do aparelho ortodôntico.

Figura 3: Gengivoplastia envolvendo osteotomia.

Figura 4: Finalização da cirurgia periodontal.

Figura 5: Sutura.

Figura 6: Inserção da resina composta Charisma Diamond A1 (Kulzer) e moldagem com Variotime Bite (Kulzer)

Figura 7: Resina composta utilizada Charisma Diamond A1 – Kulzer

Figura 8: Sistema adesivo utilizado Gluma 2 Bond – Kulzer

Figura 9: Silicone de adição utilizado Variotime - Kulzer

Figura 10: Finalização das restaurações diretas e indiretas em dentes anteriores.

*as imagens estarão disponíveis em breve. 

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Kulzer

Produtos Odontológicos

 São Paulo, SP

Confiabilidade conhecida em um novo visual: Mesmo com um novo visual e logo, Kulzer continua a ser um parceiro confiável para todos os profissionais do mercado odontológico -... Leia mais

Cursos Online Kulzer

Catálogo Kulzer

Todo o catálogo Kulzer

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Kulzer e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook