Registro Interoclusal de Alta Precisão com Silicone de Adição

  Caso clínico, 12 de Set de 2017

Resumo

A importância de um correto registro interoclusal é fundamental para que diagnóstico e tratamento sejam efetuados de maneira correta em Odontologia. Vários materiais podem ser utilizados, e os silicones de adição constituem uma opção rápida, precisa e de fácil execução para esta finalidade. O objetivo deste relato de caso clínico é demonstrar a execução de um registro interoclusal com um silicone de adição.

INTRODUÇÃO

Vários materiais são utilizados na obtenção de registros interoclusais em várias especialidades da Odontologia. Lâminas de cera, pastas de óxidos metálicos, resinas acrílicas e materiais elastoméricos como poliéter e siliconas estão entre os materiais mais comumente utilizados e relatados na literatura científica.

A precisão dos registros é fundamental para o correto relacionamento dos modelos em articuladores. Se essa etapa for realizada sem o correto cuidado, todos os passos subsequentes do tratamento podem ser comprometidos, levando a falhas no diagnóstico e na eleição do planejamento, e, por consequência, a uma incorreta execução do tratamento ideal.

Materiais à base de silicone de adição consistem uma opção de alta precisão e confiabilidade para a execução de registros interoclusais eficientes, consideravelmente superiores à cera, por exemplo. Sua confecção é facilitada com a utilização de pistolas dispensadoras e pontas automisturadoras, na tentativa de assegurar uma mistura uniforme e em correta proporção.

O caso a seguir relata a confecção de um registro interoclusal em Máxima Intercuspidação Habitual com a silicone de adição Variotime bite, objetivando a montagem de modelos iniciais em articulador semi-ajustável para análise oclusal e planejamento restaurador estético.

RELATO DO CASO

Paciente do sexo feminino, 32 anos, solicitou atendimento para troca de restaurações em amálgama posteriores por motivo estético. Ao exame clínico foi possível observar a presença de retrações gengivais em pré-molares superiores e restaurações em amálgama nos dentes 46 e 47 (Figuras 1 e 2). (Após a realização de moldagens iniciais de alta precisão com silicone de adição (Variotime, Kulzer), foi iniciado o procedimento de obtenção do registro interoclusal.

 Após correta montagem do cartucho do material de registro (Variotime Bite, Kulzer) na pistola dispensadora, a ponta automisturadora foi corretamente acoplada e a paciente foi orientada quanto ao procedimento.

Com a boca aberta e correto afastamento de lábios e bochechas, o material começou a ser depositado sobre a face oclusal e incisal dos dentes inferiores, ao longo de toda a arcada (Figuras 3, 4 e 5). Em seguida, a paciente foi orientada a ocluir e manter esta posição até a presa total do material (Figura 6).

Após esse tempo, a paciente desoclui e é possível observar que a superfície oclusal / incisal dos dentes superiores foi adequadamente copiada (Figura 7).

O registro foi removido da boca e o acabamento foi realizado, através de cortes com lâmina de bisturi número 11 para que o material não ultrapassasse o equador protético dos dentes copiados, o que poderia levar a uma incorreta adaptação do registro aos modelos (Figura 8). Vale ressaltar que o modelo de gesso deve ser preciso e estar livre de bolhas, para que o registro seja corretamente assentado e a montagem em articulador realmente reproduza a situação oclusal do(a) paciente.

CONCLUSÃO

Os materiais de registro à base de silicone de adição são uma alternativa rápida, eficaz e de fácil execução para registros interoclusais precisos.

AUTORES:

Márcio Buffoni D’Ávila e Silva

Ricardo Moreno Bonilha Neto

Thiago de Oliveira Tomaselli

José Pedro Issy Júnior

Camila Torraca

REFERÊNCIAS:

Wieckiewicz M, Grychowska N, Zietek M, Wieckiewicz W. Evaluation of the Elastic Properties of Thirteen Silicone Interocclusal Recording Materials. Biomed Res Int. 2016;2016:7456046. Epub 2016 Sep 26.

Quinlan Paul. Articulators, face bows and interocclusal records. J Ir Dent Assoc. 2016 Apr-May;62(2):102-4.

Ghazal M, Hedderich J, Kern M. An In Vitro Study of Condylar Displacement Caused by Interocclusal Records: Influence of Recording Material, Storage Time, and Recording Technique. J Prosthodont. 2016 Feb 2.

Kois JC, Kois DE, Chaiyabutr Y. Occlusal errors generated at the maxillary incisal edge position related to discrepancies in the arbitrary horizontal axis location and to the thickness of the interocclusal record. J Prosthet Dent. 2013 Nov;110(5):414-9.

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Kulzer

Produtos Odontológicos

 São Paulo, SP

Confiabilidade conhecida em um novo visual: Mesmo com um novo visual e logo, Kulzer continua a ser um parceiro confiável para todos os profissionais do mercado odontológico -... Leia mais

Cursos Online Kulzer

Catálogo Kulzer

Todo o catálogo Kulzer

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Kulzer e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook