Caso Clínico Charisma Diamond – Dentes 46 e 47

  Caso clínico, 21 de Fev de 2017

Resumo

Paciente gênero feminino apresentou-se ao consultório queixando-se de incômodo nos dentes posteriores inferiores do lado direito. Após exame radiográfico constatou-se lesão de cárie na região oclusal do segundo molar inferior direito (47), confirmada clinicamente por presença de pequena cavitação. O primeiro molar inferior direito (46) apresentava uma restauração de amálgama em infra oclusão e com as bordas fraturadas. O tratamento proposto foi a remoção da cárie e da restauração em amálgama pré-existente e realização de restaurações em resina composta. Inicialmente foi realizado o isolamento absoluto para manutenção do campo seco e evitar contaminações durante todo o procedimento.

Após isso, o tecido cariado foi removido iniciando-se pelo esmalte, com remoção do mesmo com ponta diamantada esférica 1014 (KG Sorensen) em alta rotação. O tecido cariado foi removido utilizando broca carbide (número 4 – KG Sorensen) em baixa rotação. Por meio do uso de pontas diamantadas em alta rotação removeu-se a restauração insatisfatória.

Em seguida iniciou-se o procedimento restaurador. Para isso foi escolhida uma resina composta nano-híbrida (Charisma Diamond – Heraeus Kulzer), que oferece ótimo manipulação facilitando a realização da escultura, além de excelentes propriedades ópticas e mecânicas. Para este procedimento, foi utilizado um adesivo auto condicionante, após realização de um condicionamento ácido seletivo, somente em esmalte. Tanto no dente 47 como 46 foram utilizadas a resina de dentina na cor OM (Charisma Diamond – Heraeus Kulzer), a fim de obter uma massa com menor translucidez, mimetizando a cor da dentina subjacente. Em seguida, foi aplicada a resina de esmalte na cor A2 (Charisma Diamond – Heraeus Kulzer), para realização da anatomia. Como resultado, um aspecto natural nos elementos, restabelecendo forma, função e estética aos mesmos. 

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Kulzer

Produtos Odontológicos

 São Paulo, SP

Confiabilidade conhecida em um novo visual: Mesmo com um novo visual e logo, Kulzer continua a ser um parceiro confiável para todos os profissionais do mercado odontológico -... Leia mais

Cursos Online Kulzer

Catálogo Kulzer

Todo o catálogo Kulzer

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Kulzer e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook