Reabilitação de Lesões Cervicais Não Cariosas Associadas com Hipersensibilidade Dentinária Empregando Resinas Compostas Nano-Híbridas

  Caso clínico, 04 de Abr de 2015

Resumo

Paciente gênero masculino, 38 anos de idade relatou alto índices de dor nesta região. Após teste térmico e mecânico, análise do diário de dieta, histórico de distúrbios gástricos e padrão oclusal, foram diagnosticadas LCNCs associadas com HD no elementos 14, 15, 41 e 42.

Devido a perda de estrutura dental das LCNCs planejou-se a confecção de restaurações diretas em resina composta para os elementos 14 e 15.

Como não havia perda de estrutura dental significativa nos elementos 41 e 42 que justificasse a restauração, os autores indicaram o uso de agentes dessensibilizantes associados conforme descrito a seguir.

Materiais Utilizados

Neste caso clínico, foram utilizados diversos produtos Heraeus Kulzer. A Heraeus Kulzer recomenda a utilização do dessensibilizante à base de glutaraldeído "Gluma Desensitizer", veja neste link: http://www.ident.com.br/HeraeusKulzer/material/567616-gluma-reg-desensitizer

Introdução

Devido a estratégias de promoção de saúde e as políticas públicas de saúde, doenças bucais, como cárie e doença periodontal, tiveram diminuídas suas prevalências.

A atenção do clínico se voltou, então, para injúrias que ocorrem na cavidade oral, cuja etiologia não depende diretamente de microrganismos e da condição higiene bucal do paciente tal como as lesões cervicais não cariosas (LCNC) e a Hipersensibilidade Dentinária (HD).

O entendimento de tais lesões desperta grande interesse por parte dos profissionais, pois a partir do momento em que apresentam exposição de dentina são gerados problemas bucais consideráveis, como HD.

Em relação a maior prevalência de pré-molares com LCNCs a justificativa para tal é baseada nos conceitos de biomecânica.

A constrição cervical que estes dentes apresentam gera maior concentração de tensão nesta região e também, a menor espessura óssea encontrada na face vestibular destes dentes deixa-os mais suscetíveis a formação das lesões.

E ainda, devido ao trespasse vertical encontrado na face vestibular dos pré-molares o que facilita uma desoclusão em dentes posteriores na ausência de guia canina, portanto, durante o movimento excursivo para o lado de trabalho, na ausência de guia canina, os pré-molares são os dentes que mais recebem carregamentos laterais.

Neste contexto, as regiões cervicais são mais susceptíveis a concentração de tensão e deformação, podendo exceder os limites de resistência e romper-se micro e macro-estruturalmente (Esquema 1). Assim, a perda de estrutura nessa região seria desencadeada.

Portanto, a direção, magnitude e frequência das forças oclusais atuam diretamente como parte da tríade de formação multifatorial das LCNCs. O caráter multifatorial destas lesões e da HD faz com que o controle dos fatores causadores dessas alterações seja fundamental para o sucesso do tratamento.

Dentre esse fatores destaca-se também p fenômeno chamado de Biocorrosão que se refere a degradação química, eletroquímica e bioquímica da estrutura dental em organismos vivos, e é considerado o termo mais adequado para designar esse fator.

Esse processo pode ocorrer por causa da ação de ácidos e por efeitos proteolíticos e piezoelétricos da dentina, diferentemente da erosão dental, caracterizada pela degradação mecânica gerada pela movimentação e atrito de fluidos em contato com as estruturas dentais.

Os autores deste tem como objetivo relatar um caso clinico de reabilitação de LCNC em pré-molares superiores com alta intensidade de HD.

Este caso clínico pertence ao acervo do Programa de Atendimento de Pacientes com LCNC e HD – Referência Ambulatorial da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. Este Programa é subsidiado pelo SUS (HO.UFU), por fomento de atividades de Pesquisa e Extensão FAPEMIG, CAPES e CNPq e parcerias com iniciativas privadas.

Fotos do caso

Conclusão

Os autores indicam para este caso a restauração direta em resina composta, a restauração semi-direta de acordo com a técnica descrita acima, ou a restauração indireta com fragmentos cerâmicos cimentados adesivamente.

A perda de estrutura dentária é fator modulador chave para a alteração do comportamento biomecânico do remanescente dentário.

A LCNC, portanto, irá promover o acúmulo de tensões no fundo da LCNC. Quando o tecido desgastado é substituído por material restaurador, ocorre a dissipação das tensões presentes no fundo da LCNC, assemelhando-se ao dente sem desgaste cervical.

Caso o procedimento restaurador não seja executado, a concentração de tensão continuará presente no fundo da lesão, além de esmalte e dentina continuarem susceptíveis aos demais fatores etiológicos de desgaste, resultando na progressão da LCNC e em um ciclo de perda de estrutura.

Entretanto, não basta somente restaurar ou dessensibilizar a LCNC. O procedimento restaurador ou aplicação do dessenbilizante não é o tratamento final patologia. O manejo correto consiste na abordagem terapêutica de todos os fatores etiológicos da formação e progressão.

Caso a multidisciplinaridade não seja respeitada, pode ocorrer a continuidade da progressão da LCNC em dentes já restaurados ou dessensibilizados, resultando em falha da restauração e retorno da hipersensibilidade.

Considerações finais

A HD do paciente foi controlada. É importante o planejamento de visitas futuras e acompanhamento regular. O sucesso do tratamento está diretamente relacionado com a capacidade do profissional em detectar e controlar os principais agentes causadores, e consequentemente selecionar corretamente a técnica reabilitadora.

Autores

Paulo Vinícius Soares, Guilherme Faria Moura, Ramon Correa de Queiroz Gonzaga, Lívia Fávaro Zeola, Fabrícia Araújo Pereira, Alexandre Coelho Machado, Analice Giovani Pereira.

Referências

Soares PV, Santos-Filho PC, Soares CJ, Faria VL, Naves MF, Michael JA, et al. Non-carious cervical lesions: influence of morphology and load type on biomechanical behaviour of maxillary incisors. Aust Dent J. 2013 Sep;58(3):306-14.

Lee WC, Eakle WS. Possible role of tensile stress in the etiology of cervical erosive lesions of teeth. J Prosthet Dent. 1984 Sep;52(3):374-80.

Grippo JO, Simring M, Coleman TA. Abfraction, abrasion, biocorrosion, and the enigma of noncarious cervical lesions: a 20-year perspective. J Esthet Restor Dent. 2012 Feb;24(1):10- 23.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Kulzer

Produtos Odontológicos

 São Paulo, SP

Confiabilidade conhecida em um novo visual: Mesmo com um novo visual e logo, Kulzer continua a ser um parceiro confiável para todos os profissionais do mercado odontológico -... Leia mais

Cursos Online Kulzer

Catálogo Kulzer

Todo o catálogo Kulzer

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Kulzer e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook