Resumo
Na área odontológica, a prótese dentária encontra grandes desafios, que é a substituição dos dentes perdidos, aliando função, saúde periodontal e estética. A PPR (prótese parcial removível) e PF (prótese fixa) são alternativas para tratamento de pacientes parcialmente dentados, sendo que o sucesso de uma reabilitação com este tipo de prótese depende de muitos fatores. Paciente parcialmente dentado, portador de próteses parciais removíveis por um longo período, nas arcadas dentárias superior e inferior, insatisfeito com a estética apresentada. Procurando melhorar a função e a estética, o tratamento de escolha foi a confecção de próteses fixas no arco superior com aumento da dimensão vertical de oclusão e uma prótese parcial removível no arco inferior.
Conclusão
A reabilitação oral com prótese fixa metalo cerâmica, apesar da evolução dos implantes dentários, é uma boa alternativa de tratamento.
A estética alcançada foi muito satisfatória, devolvendo o sorriso ao paciente, autoestima, melhora significativa da aparência dento-facial e condição psicossocial, promovendo melhoria da qualidade de vida.
As próteses fixas melhoram a fonética e conforto para o paciente.
Com o aumento da dimensão vertical de oclusão, obteve-se melhora da harmonia facial e oclusão.