Implantes Dentários em Zircônia: Uma Alternativa para o Presente Ou para o Futuro? (Parte i)

  Artigo, 01 de Ago de 2012

Implantes Dentários em Zircônia: Uma Alternativa para o Presente Ou para o Futuro? (Parte i)

Introdução: Os implantes dentários e os abutments normalmente são fabricados com titânio (Ti), devido à histórica biocompatibilidade e propriedades mecânicas desse metal. No entanto, alguns problemas locais relacionados a fenóti- pos gengivais finos ou linhas do sorriso altas sempre foram um desafio para a Implantodontia. Nessas situações, existe o risco de sua cor acinzentada transparecer através da mucosa gengival. Também têm sido relatados os efeitos prejudi- ciais dos materiais metálicos ao organismo humano, tanto no aspecto peri-implantar quanto sistêmico, principalmente pelos seguidores da Medicina holística. Objetivo: Com o objetivo de encontrar um material alternativo ao Ti, realizou- -se uma ampla revisão bibliográfica. Métodos: Pesquisaram-se as cerâmicas de dióxido de zircônio (ZrO2), ou zircô- nia (Zr), com estudos in vitro e in vivo. Também, mostraram-se dados clínicos da conexão osso-implante (BIC, Bone- Implant Contact), avaliando sua biocompatibilidade, sua resistência e indicações. Conclusões: Concluiu-se que a zircônia é considerada um biomaterial de ótima biocompatibilidade, com osseointegração e taxas de BIC comparáveis às do Ti. As cerâmicas de Zr com superfícies modificadas apresentam uma osseointegração mais favorável. Os implan- tes dentários em Y-TZP (zircônia tetragonal policristalina estabilizada com ítrio) têm muitas vantagens sobre os outros materiais cerâmicos, graças aos mecanismos de tenacidade que operam na microestrutura. A resistência à fratura desse biomaterial está dentro dos limites de aceitação clínica, na normalidade funcional do sistema estomatognático. Portanto, os implantes de Zr já são uma alternativa aos de Ti, estando mais indicados para a região anterior, nos fenó- tipos gengivais finos, com linha de sorriso elevada e, sobretudo, para os pacientes com alergia a metais ou metaloses.

Palavras-chave: Osseointegração. Materiais biocompatíveis. Implantes dentários. Próteses e implantes. Teste de materiais. Alergia. Imunologia. 

Referências

Hochscheidt CJ, Alves EDM, Bernardes LAB, Hochschei- dt RC. Implantes dentários em zircônia: uma alternativa para o presente ou para o futuro? (Parte I). Dental Press Implantol. 2011 Oct-Dec;5(4):100-10.

Piconi C, Maccauro, G. Zirconia as a ceramic biomaterial. Biomaterials. 1999;20(1):1-25.

Özkurt Z, Işeri U, Kazazoğlu E. Zirconia ceramic post systems: a literature review and a case report. Dent Mater J. 2010;29(3):233-45.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Celso e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook