Tratamento Classe Ii - Extração de Pré - Molar Superior - 14 e 24

  Caso clínico, 26 de Set de 2014

Resumo

Introdução - Dentre as Maloclusões conhecidas existe a Maloclusão de Classe II que pode ser originária de vários fatores. Dentre eles o Crescimento Exagerado de Maxila - a deficiência de crescimento mandibular ou até mesmo a soma dos 2 fatores. Existe também uma relação onde as bases osseas estão bem posicionadas e o que acontece é que os elementos dentarios superiores se apresentam numa relação de protrusão em relação aos inferiores. Ou os inferiores em relação de retrusão em relação aos superiores. Essas nuances de tratamento devem ser bem avaliadas levando-se em consideração as fotos iniciais do paciente principalmente a de perfil e as análises cefalométricas. 

Tratamentos - No caso de um Classe II por crescimento exacerbado de maxila em caso onde o paciente encontra-se antes do periodo de crescimento, uma das opções de tratamento seria a utilização de AEB com tracionamento cervical médio ou occipital (dependendo das analises de crescimento e se o paciente possui mordida profunda ou aberta). Em caso de deficiencia mandibular o tratameto instituido pode tambem ser o AEB uma vez que este teria como finalidade " segurar" o crescimento da maxila deixando a mandibula livre para continuar seu crescimento ou até mesmo a utilização de bionato de balters, muito questionado por alguns dentistas, devido a sua ação de reposicionamento mandibular. No caso de uma associação a criança em crescimento deve ter uma associação de diversos aparelhos para se chegar a um resultado satisfatório. 

Em casos de Classe II onde o paciente não esta mais em fase de crescimento, as opções de tratamento podem ser uma distalização simples em caso de uma classe II dentaria de poucos milimetros, cirurcia em caso de severidade esqueletica, tanto mandibular quanto maxilar dependendo do caso ou extracionista, sendo os dentes clássicos de eleição os pré molares superiores.

CASO CLÍNICO - Paciente Genero masculino 22 anos - foi diagnosticado como sendo Classe II Divisão I - onde foi escolhido o tratameno clássico com II extrações - 24 e 14 o resultado final foi satisfatório tanto dentariamente quanto facialmente.

Fotos do caso

Conclusão

CONCLUSÃO - Concluimos que o tratamento com 2 extrações se empregado de maneira correta ainda é um excelente meio de tratamento para as maloclusoes de classe II .

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Diego Jorge

Cirurgião-Dentista

 Santa Maria do Oeste, PR

Cirurgião Dentista - Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor - Especialização em Ortodontia - Especialista em Docencia do Ensino Superior

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Diego e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook