Solução Alternativa para Protocolo Superior com Flange Extensa ( com Gengiva Artificial Destacável)

  Caso clínico, 15 de Jul de 2012

Resumo

Paciente W.C.F., 48 anos, procurou nosso consultório com a queixa de " prótese sobre os implantes mal adaptada, frouxa, que faz crescer gengiva na frente".

Clinicamente observamos uma overdenture barra clip (com apenas 1 clip) e mais 2 "O'ring" nas extremidades.

Paciente relatou que na região anterior já tinha sido feito 2 enxertos ósseos e 2 enxertos gengivais em outro profissional, sem sucesso. Inclusive o último enxerto gengival realizado nos últimos 3 meses.

Moldamos e enceramos o caso, e ficamos naquela indagação: fazer protocolo, uma prótese fixa sobre implantes com flange extensa, mas expondo maior dificuldade ao paciente para higienizar e comprometer o caso, ou fazer uma nova overdenture, uma prótese móvel sobre implantes, com mais implantes e mais clips?

Optamos por inserir novos implantes e protocolo com gengiva artificial destacável, com a consciência da paciente, pois a mesma também tinha muita preocupação com a higienização futura. Sem a gengiva artificial, seria quase impossível ter uma boa estética neste caso sem uma flange extensa na prótese protocolo. A paciente não aceita mais enxerto ósseo na região anterior, por causa de outros 2 já feitos por outro profissional.

Tínhamos 2 opções ao colocar os implantes: ou fazer sinus lift ou inserir os implantes mais angulados, conforme radiografia panorâmica. Como na panorâmica demonstrou ter o elemento 28 incluso, resolvemos fazer sinus lift bilateral, exodontia do elemento 28 incluso e inserção dos implantes na mesma sessão.

Segue o caso clínico realizado, com sucesso com a paciente extremamente feliz com a melhora estética, funcional, e com muito mais conforto à mesma, com a gengiva artificial destacável.

Caso realizado na De Bona Odontologia (Toledo-PR), juntamente com o Dr. Celestino De Bona.

Trabalho realizado em conjunto com o Laborat[orio Prodent, de Cascavel-PR.

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Giovani Bona

Cirurgião-Dentista

 Toledo, PR

Dr. Giovani De Bona é Cirurgião-dentista em Toledo-PR e possui consultório particular na DE BONA ODONTOLOGIA, juntamente com seu pai, Dr. Celestino De Bona.
Alem de ser... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Giovani e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook