Análise do Processo de Reparo de Lesão Bucal de Ratos Tratados com Extrato de Pau-Pereira (Pibic)

  Artigo, 16 de Jan de 2013

Introdução: A ocorrência de lesões ulcerativas bucais é bastante frequente, sua manifestação geralmente vem acompanhada por importante desconforto e dor, que interferem na qualidade de vida do indivíduo. A farmacoterapia apresenta poucos subsídios quanto ao tratamento de úlceras bucais, alguns fitoterápicos têm sido sugeridos como terapia auxiliar visando diminuir a sintomatologia, acelerar o processo de cicatrização e melhorar o bem-estar do paciente, entretanto, seu uso ainda é feito empiricamente

Objetivo(s): Neste sentido o presente estudo objetivou verificar a ação de uma fração de Pau - pereira, uma planta comumente utilizada no Nordeste do Brasil.

Método: Para tanto foram utilizados 48 ratos machos da linhagem Wistar, nestes animais depois de devida anestesia (tiopental 40mg/kg) foram induzidas úlceras na mucosa lingual por meio de um punch. Os animais foram divididos em grupos tratados e controle, e ainda subdivididos em grupos de acordo com o tempo de tratamento: 2,7, 14, 21 dias, a fim de observar o processo de reparo. Após este período, os mesmos foram mortos por superdosagem anestésica e uma espécime tecidual foi retirada para análise histopatológica. A leitura das lâminas foi feita por meio da coloração de H.E e com ajuda do Programa Image Pro PLUS.

Resultado(s): A análise das lâminas demonstrou que a fração aumentou o número de fibroblastos e macrófagos nos primeiros dias de observação.

Conclusão: Sugere-se que a fração isolada de Pau-pereira tem atividade reparadora, podendo ser incorporada a fármacos tópicos no tratamento de úlceras bucais.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Dra. Cassianne Cordeiro

Cirurgiã-Dentista

 Curitiba, PR

Dra. Cassianne Cordeiro é Cirurgiã-Dentista em Curitiba, PR - Brasil. Possui graduação em odontologia pela PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013. Atua... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Cassianne e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook