A Importância do Flúor: Dica Importante

  Artigo, 16 de Ago de 2010

Kit ilustrativo para prevenção.

Kit ilustrativo para prevenção.

A mancha branca ou cárie inicial pode ser paralisada quando o dentista faz aplicações tópicas de flúor, quando se es... Leiacovam os dentes com cremes dentais contendo flúor ou quando se bochecham soluções fluoretadas. Deste modo, consegue-se reparo de esmalte dentário danificado. O uso diário de um enxaguatório com flúor ajuda a reduzir as cáries até 50% antes de aparecer a mancha branca.

Prevenção

a Grande Maioria dos Problemas Relacionados aos Dentes Podem Ser Evitados com uma escovação Adequada e o Uso do fio Dental. Pois Através da Odontologia Curativa (Restaurações, Extrações, Tratamentos de Canal...) Não Se Obtém Resultado no Controle dessas Doenças. Cerca de 95% dos Brasileiros Sofrem de cárie e doença das Gengivas (Doença Periodontal), Mesmo com Grande Número de Dentistas por Habitante. um dos Períodos mais Importantes para Se Prevenir as Cáries é Durante a Erupção dos Dentes, Sejam Eles "De Leite" Ou Permanentes.

a Prevenção Baseia-Se Em:

  • correta Higienização com Escova e Fio Dental;
  • consumo Inteligente do Açúcar;
  • uso Correto de Flúor, para Fortalecer os Dentes;
  • acompanhamento da Saúde Bucal pelo Dentista.
  • no Brasil, 50% das Pessoas de 40 Anos Não Possuem Metade dos Dentes. Grande Parte dos Problemas Dentários dos Adultos (Inclusive a Necessidade de Uso de Aparelhos) São Causados por Perda Prematura dos "Dentes de Leite" Quando Ainda Criança.

escovação

a Escovação Deve Ser Feita, Idealmente, em um Local de Boa Iluminação e na Frente do Espelho, pelo menos no Período de Aprendizagem da Técnica Correta. com o Tempo, Você Assimilará a Técnica e Conhecerá Melhor os seus Dentes, Podendo Dispensar o Espelho e Retomar seu Hábito. Sempre com Pouquíssima Pasta, Ou até Mesmo Sem Pasta de Dente.

a Escova

  • pontas Arredondadas para Não Ferir a Gengiva;
  • cerdas de Nylon Macias e Agrupadas em Tufos;
  • superfície da Parte Ativa Plana;
  • cabeça Pequena para Alcançar até os Últimos Dentes.

obs.: Lave Sempre sua Escova com Água Corrente Após o Uso;

troque sua Escova Aproximadamente a Cada 3 Meses. Após Este Período as Cerdas Ficam "Amassadas" e Já Não Possuem Tanta Eficiência para Remover a Placa Bacteriana. Leve sua Escova para o Dentista Ou Peça Orientação para Escolher Melhor sua Escova.

o Creme Dental

a Escolha Adequada do Creme Dental é Feita Individualmente para Cada Pessoa, por Isso Consulte seu Dentista. Observe Sempre Se Possui Flúor em sua Composição. Utilize uma Quantidade Pequena (Tamanho de uma Ervilha) para a Escovação.

obs.: Não Engula a Pasta de Dente Durante Ou Após a Escovação. o Flúor Pode Ser Tóxico Se Ingerido em Grande Quantidade.

horários para Escovação

escove os Dentes ao Acordar, Isto é um Hábito Bastante Saudável Pois Ajuda Você a Enfrentar o Dia com mais Disposição e um Hálito Melhor pela Manhã. Além Disso, Procure Escovar os Dentes Sempre Após as Principais Refeições. Ou pelo menos Antes de Dormir (A Escovação mais Importante), Pois Durante a Noite o Acúmulo de Placa Bacteriana é Maior, Devido à Redução da Quantidade de Saliva (Que "Limpa" a Placa), Disponível na Boca Durante a Noite.

técnica para Escovação

dentes Superiores:

inicie pelos Últimos Dentes de Cima, do Lado Direito e pela Superfície Interna Seguindo até o Lado Esquerdo (Movimento de "Varrer" ).

passe à Superfície Externa dos Dentes, Iniciando Agora pelo Lado Esquerdo e Terminando no Direito (Movimento de "Varrer").

ainda do Lado Direito, Escove Atrás dos Últimos Dentes e Passe a Escovar a Superfície Mastigatória dos Dentes até o Lado Esquerdo. ao Chegar do Lado Esquerdo, Escove Atrás dos Últimos Dentes (Movimento de Vai-Vêm).

dentes Inferiores:

repita como Indicado para os Dentes Superiores.

escove a Língua

movimento de "Varrer": Inicialmente, os Movimentos Devem Ser Feitos como Se Você Estivesse Varrendo a Placa Bacteriana da Gengiva para os Dentes. para Isso, a Escova Deve Ser Colocada Inicialmente Inclinada Junto ao Dente e Pressionada Levemente para Limpar o Sulco Gengival (Espaço Entre o Dente e a Gengiva). a Seguir, com Movimento de Rotação "Varre-Se" a Placa Bacteriana para Fora do Dente.

movimento de "Vai-Vêm": Quando Estiver Escovando as Superfícies Mastigatórias Use o Movimento de "Vai-Vem" Esfregando a Superfície Dental para Frente e para Trás e Escove Atrás dos Últimos Dentes.

deve-Se Repetir os Movimentos de 5 a 10 Vezes por Grupo Dental, Conforme a Maior Ou Menor Tendência de Acúmulo de Placa Bacteriana, Indicada pela Revelação de Placa. Insista com mais Movimentos nas Regiões Onde o Acúmulo de Placa é Maior.

uso do Fio Dental

para Limpeza das Regiões Entre os Dentes, Onde a Escova Não Consegue Remover os Resíduos Alimentares e a Placa Bacteriana, Deve Ser Usado o Fio Dental.

você Deve Usar o Fio Dental Diariamente, Antes da Última Escovação Noturna.

o Fio Dental Deve Ser Passado Entre Todos os Dentes, Superiores e Inferiores, e Atrás dos Últimos Dentes. os Dentes do Fundo da Boca São, pela Maior Dificuldade de Higienização, os mais Atacados pela Cárie e Merecem Cuidado Especial.

flúor

existem Três Fatores Que Devem Estar Presentes para Que Ocorram as Cáries:

  • placa Bacteriana;
  • açúcar, para Que a Placa Bacteriana Prolifere;
  • dente Pouco Resistente.

para Evitar a Cárie, Portanto, Além de Remover a Placa Bacteriana (Escovação e Uso de Fio Dental) e de Evitar o Consumo Freqüente de Açúcar, Pode-Se Utilizar o Flúor Que Atua Fortalecendo os Dentes. o Flúor é uma Substância Que Deixa mais Forte a Superfície do Dente (Esmalte), Protegendo-a Contra os Ataques Ácidos da Placa Bacteriana Que Podem Provocar Cárie.

formas Recomendadas do Uso do Flúor

  • flúor na Água de Abastecimento da Cidade;
  • flúor nas Pastas de Dente;
  • bochechos (Diários Ou Semanais);
  • aplicação Tópica pelo Dentista (Flúor em Gel);

obs.: Os Bochechos e a Aplicação Tópica Devem Sempre Ser Feitos sob Supervisão do Dentista; ao Fazer Bochechos com Flúor Procure Sempre Expelir (Cuspir) Todo o Produto Após o Uso; Atualmente Não Se Recomenda o Uso de Flúor Sistêmico, Ou Seja, Comprimidos de Flúor Ou Flúor Associado a Complexos Vitamínicos, Pois Sabe-Se Que a Ação do Flúor é de Caráter Local.

importância de Bons Dentes e Gengivas Sadias

Cuidando de seus dentes e gengivas você estará conservando sua saúde e bem estar, pois com bons dentes e bom hálito é muito mais fácil se relacionar com seus amigos, namorada, esposa...

A falta de dentes dá à fisionomia um aspecto de velhice precoce, pois eles dão forma e expressão ao rosto e à boca, além de serem indispensáveis a uma boa dicção. Os dentes também, podem prejudicar a digestão que começa na boca, se os dentes estiverem cariados, ou mesmo se houver a falta de algum, a digestão se tornará mais difícil e todo o organismo poderá ser afetado. Bons dentes favorecem a boa mastigação, esta favorece a digestão e, portanto, uma assimilação mais perfeita e completa dos alimentos. A maioria das empresas selecionam, entre candidatos com as mesmas qualificações, aquele que tem uma "boa aparência". Com dentes bem tratados, você pode ainda fazer economia de tempo e dinheiro. Fazendo uma correta higiene bucal você não precisará fazer grandes tratamentos odontológicos, nem ir muito seguidamente ao dentista e, quando for, provavelmente só receberá elogios.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Tatiana Oliveira

Estudante de Odontologia

 ,

Tatiana Oliveira é estudante de Odontologia em , - Brasil. Faz parte do iDent desde Setembro de 2022.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Tatiana e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook