Doença Cárie Dentária: Por Que Devemos nos Preocupar?

  Artigo, 17 de Ago de 2012

A cárie dentária é a doença infecciosa de maior prevalência e de maior incidência na espécie humana, constituindo-se em relevante problema de saúde pública e individual na maioria dos países. *

A cárie dentária ha muito tempo deixou de ser reconhecida apenas como "o buraquinho preto que surge no dente" e é estudada e tratada pelos Cirurgiões-Dentistas como uma doença infecciosa e multifatorial. Isto mesmo, a cavidade no dente (buraco) é a lesão promovida pela doença cárie e, em linhas gerais, é criada pela ação progressiva da desmineralização do esmalte dentário em virtude da liberação de toxinas (ácido lático) pelas bactérias Streptococcus mutans. A cárie dentária é uma doença que acomete a grande maioria da população e, de forma simplificada, existe pela interação de três fatores (Tríade de Keyes):

1. Hospedeiro (dentes e saliva);

2. Microorganismos (bactérias - S.mutans) ou a Microbiota;

3. Dieta (açúcar)

A interação dos três primeiros fatores por determinado tempo promove as condições para a doença se manifestar, ou seja, você que está lendo este post provavelmente possui a doença por inúmeros motivos (ex.: pode por ter sido contaminado por um simples beijo na boca de alguém que tenha a doença cárie) e, com isto, provavelmente possui o S.Mutans presente na cavidade oral. Não, não se preocupe, não precisa checar as condições de saúde bucal do seu ou sua pretendente (apesar de ser uma boa idéia)! Você precisa sim é se preocupar em não deixar os fatores interagirem, ou seja, preocupe-se em controlar os fatores que, somados, geram as lesões porque, se vc tiver a doença, ela estará lá.... disposta a se manifestar!!

Como forma de controlar a doença e impedir o surgimento das lesões (desmineralização dos dentes) você pode atuar sobre cada um dos fatores. Hoje, falaremos um pouco sobre o hospedeiro, ou seja, os dentes!!

1. Hospedeiro (dentes): O esmalte dentário é constituído (95%) de minerais. O dente pode perder minerais (e perde mesmo) assim como pode sofrer remineralização (processo Desmineralização-Remineralização) e isto ocorre mesmo durante uma refeição. A questão é, por quanto tempo vc deixará o processo de perda de minerais acontecer pois, dado momento, a perda é irreversível e, então, a lesão chega à sub-superfície do esmalte... iniciando o processo de cavitação e, consequentemente, entrada de microorganismos. Alerta para a higigene bucal após as refeições (e também considero refeição aquele lanchinho no intervalo!!!).

A utilização de cremes dentais com flúor e/ou soluções para bochecho que contenham esta substância (elemento mais eletronegativo da tabela periódica) permite com que a superfície do esmalte (de carga positiva) tenha um envolvimento com esta substância e, consequentemente, impeça a ação do S.mutans (carga negativa)... entendeu o porquê do Flúor?

A limpeza dos dentes, quando feita de forma correta, assegura a remoção de restos alimentares, placa bacteriana e pigmentos exógenos à estrutura do esmalte (ex.: nicotina).

Nos próximos posts falaremos sobre as formas de prevenir a manifestação da Doença Cárie Dentária.

Abraços e... Saúde!

Ricardo Horliana

Este texto foi elaborado por um Cirurgião-Dentista e representa a opinião pessoal do mesmo com base na literatura científica disponível. Interessados na fundamentação das afirmações podem solicitar as referências utilizadas.

* Lorenzo JL, Lorenzo A. Etiologia da cárie dental: base da prevenção atual. In:Odontopediatria:prevenção. Artes Médicas. São Paulo. 2002

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autor

Veja mais

Ricardo Horliana

Cirurgião-Dentista Ortodontista

 Santos, SP

Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1994), Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Universidade Metropolitana de... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Ricardo e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook