Artigo, Quinta, 04 de Novembro de 2010

Odontologia Regenerativa: Uso de Células Tronco no Tratamento e Prevenção de Doenças Bucais.

DESENVOLVIMENTO DENTÁRIO

O desenvolvimento dentário é iniciado no ectoderma oral, mais tarde, as etapas do desenvolvimento dentário são movidas por uma complexa interação do ectoderma e do tecido ectomesenquimal. Nos mamíferos, estas interações ocorrem na cavidade oral em desenvolvimento entre o ectoderma oral (epitélio) e a crista neural (ectomesênquima) (SMITH, SHARPE, 2007).

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é demonstrar a relação das células tronco somáticas presentes na cavidade pulpar e no ligamento periodontal com a regeneração do tecido dentário a fim de controlar ou mesmo tratar doenças bucais como a cárie e a periodontite.

CÉLULAS TRONCO

São células indiferenciadas com grande capacidade de auto-renovação e podem produzir pelo menos um tipo celular altamente especializado. Existem duas categorias de células-tronco: as embrionárias pluripotentes e a linhagem de células unipotentes ou multipotentes, denominadas células-tronco adultas, que residem em tecidos diferenciados. Na odontologia as células  utilizadas são as adultas ou somáticas , que tem uma capacidade de diferenciação limitada, mas são relatadas como as mais indicadas para o uso na odontologia regenerativa, por terem fácil acessibilidade e estarem de acordo com os princípios éticos (MORSCZECK,2007).

CÉLULAS TRONCO ADULTAS E A ODONTOLOGIA

As células tronco adultas são utilizadas em diversas áreas da Odontologia para tratar, através do uso de métodos biológicos diversas doenças como a periodontite, a cárie dental, o tratamento pulpar ou, até mesmo proporcionar a regeneração de ossos do crânio, ou futuramente do dente como um todo. Tecidos dentais tal como o ligamento periodontal, papila dental, folículo dental e a polpa foram identificados como fontes acessíveis de células indiferenciadas (TECLE’S et al, 2005).

LAINO et al (2005) demonstraram a presença de células tronco adultas no ligamento periodontal, as quais expressaram uma variedade de marcadores cementoblásticos e osteoblásticos. Na periodontia, o desafio enfrentado pela terapia periodontal é a regeneração dos tecidos  perdidos em consequência de doenças, incluindo o osso alveolar, ligamento , e cemento. Até agora, no entanto a capacidade de regenerar completamente estruturas periodontais de apoio  danificadas não foi alcançado em seres humanos (RAMSEIER, 2006).

Gronthos et al. iniciaram estudos para isolar células-tronco da polpa dentária e foi observada a capacidade de tais células formarem depósitos cálcicos in vitro. Após transplantação em ratos imunocomprometidos, exibiram habilidade de formar uma estrutura semelhante ao complexo dentina-polpa, composto de uma matriz de colágeno tipo I, uma camada tipo odontoblástica, e tecido fibroso contendo vasos sanguíneos (SOARES, 2007). Esses estudos  vem demonstrando que a regeneração da polpa e do tecido dentário como um todo em resposta a traumas ou á cárie será uma verdade no futuro não mais in vitro e sim in vivo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

  • A regeneração completa dos tecidos periodontais e pulpares ainda não foi alcançada.
  •  No entanto ,as células do ligamento periodontal  já expresaram marcadores de cementoblástos e osteoblastos, assim como as da polpa já se diferenciaram em um tecido semelhante ao complexo dentina-polpa.

Referências

1.LANZA,R ; LANGER,R ; VACANTI,J. Principles of Tissue Engineering . 3° Edição. New York: Elsevier,2007.

MORSCZECK,C. et al. Somatic stem cells for regenerative dentistry.Clinical Oral Investigations, v.12,p. 113-118. 2008.

3.MURRAY,P,E ; HARGREAVES,K,M. Regenerative Endodontics: A Review of Current Status and a Call for Action. Regenerative Endodontics, v.33,p.377-390.2007

Vídeo-aulas em destaque

Pacote

Todas as Palestras Gestão e Marketing OMB 2013

Assista 10 módulos com todas as 24 palestras Odonto Management Brazil 2013.

Cursos38m 10s

Moldagem em Prótese Fixa

Com Prof. Dr. Raphael Monte Alto

Veja mais em Vídeo-aulas

Pesquisar produtos

Material

Temp-Bond NE

Cimento temporário.

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

O iDent ajuda dentistas a trocarem conhecimento e oportunidades na internet.

Participe do iDent. Grátis.