Promoção de Saúde Bucal Materno-Infantil no Projeto Luz na Amazonia: Promovendo o Sorriso dos Ribeirinhos

  Artigo, 24 de Out de 2010

RESUMO

O Luz na Amazônia é um programa multidisciplinar que atende as comunidades ribeirinhas de Belém, que tem como objetivos levar esperança e qualidade de vida a população ribeirinha amazônica. O trabalho é desenvolvido por meio do barco Luz na Amazônia III da Sociedade Bíblica do Brasil, que possui estrutura para realizar atendimentos de emergência, médico, laboratorial e odontológico. A Faculdade de Odontologia possui dois grupos no programa, o grupo de prevenção e o grupo de atendimento curativo. O Projeto de Extensão do grupo de prevenção concentra suas atividades com crianças (0 a 12 anos) através de várias atividades como escovação supervisionada, aplicação de flúor, bochechos com flúor, atividades educativas (palestras e oficinas de cuidado em saúde bucal materno-infantil. O objetivo do projeto do grupo de Odontologia preventiva é promover a saúde bucal através de oficinas de autocuidado e manejo em higiene bucal, e procedimentos coletivos de prevenção das doenças bucais como a cárie e a doença periodontal. O projeto teve início em março/2010, e o grupo de prevenção da Faculdade de Odontologia têm conseguido criar vínculos e estabelecer o cuidado participativo dentro da realidade encontrada e vivida pelos ribeirinhos. Resultados são perceptíveis na avaliação da conscientização dos cuidados em saúde bucal na primeira infância e a motivação despertada nas crianças ribeirinhas para uma mudança positiva futura nos índices de cárie nas crianças dessa população extremamente vulnerável.

Palavras-chave: promoção de saúde bucal, práticas coletivas em saúde bucal, população ribeirinha.

INTRODUÇÃO

O projeto Luz na Amazônia é um programa de assistência social e espiritual, criado em 1962, que tem como objetivo levar esperança e mais qualidade de vida à população ribeirinha da Amazônia. O trabalho é desenvolvido por meio de um barco-hospital, o Luz na Amazônia III, que tem uma estrutura capaz de realizar desde atendimentos de emergência até cirurgias de pequeno porte. O barco realiza viagens periódicas (mensais), seguindo roteiros pré-definidos, beneficiando tanto comunidades mais isoladas, distantes dos centros urbanos, quanto às localizadas em áreas próximas à capital paraense. Possui as famílias ribeirinhas em situação de risco social como público-alvo.  Os objetivos do programa são: o desenvolvimento espiritual, a promoção da saúde, promoção da educação e cultura e promoção da cidadania.

A Universidade Federal do Pará possui um convênio de parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil em que alunos e professores da Universidade das diversas áreas contribuem com a sua participação no projeto realizado nas ilhas da grande Belém e municípios do Acará.

O projeto do grupo de extensão de Odontologia preventiva iniciou em março de 2010 atendendo a comunidade Santa Maria e atualmente a comunidade Espírito Santo, com o objetivo de promover a saúde bucal através de oficinas de autocuidado e manejo em higiene bucal, e procedimentos coletivos de prevenção das doenças bucais como a cárie e a doença periodontal.

METODOLOGIA

O grupo atua através de práticas coletivas de promoção de saúde bucal em que são realizadas: oficinas de saúde com mães e crianças, evidenciação de placa nas crianças de 4 a 12 anos, escovações supervisionadas com crianças de 4 a 12 anos de idade, aplicação de flúor em crianças de 4 a 12 anos de idade.

RESULTADOS

Os resultados do projeto têm sido satisfatórios, através da criação de vínculos com a comunidade ribeirinha e do estabelecimento do cuidado participativo dentro da realidade encontrava e vivida pelos ribeirinhos. Resultados são perceptíveis na avaliação da conscientização dos cuidados em saúde bucal na primeira infância e a motivação despertada nas crianças ribeirinhas para uma mudança positiva futura nos índices de cárie nas crianças dessa população extremamente vulnerável.

CONCLUSÕES

A atenção em saúde bucal é foco das políticas públicas brasileiras, fortalecer o controle social, o autocuidado, e as práticas de higiene bucal são tarefas do profissional de saúde.

Com o trabalho da equipe multiprofissional os resultados de promoção de saúde na integralidade têm demonstrado que o trabalho interdisciplinar com atuação direta e constante nas comunidades faz um diferencial na qualidade de vida das pessoas atendidas.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

PEREIRA, A. C. Tratado de saúde coletiva. 2010. São Paulo, Editora Napoleão, 704 p.

PINTO V. G. Saúde bucal coletiva. 2008. São Paulo, Editora Santos, 636 p.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Dra. Priscila Neves

Cirurgiã-Dentista

 São Paulo, SP

Cirurgiã dentista formada pela Universidade Federal do Pará, pós graduada em Odontologia hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e em Cirurgia Oral Menor... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Priscila e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook