Retratamento Endodôntico de Pré-Molar Superior.

  Caso clínico, 14 de Dez de 2010

Resumo

Bom dia meus amigos,

Segue em anexo caso clínico realizado em sessão única na semana passada.

O dente 25 havia sido condenado à extração por outros dois colegas, ambos planejavam colocar implante para reabilitação da região.

A paciente procurou tratamento com a esperança de manutenção da raiz para posterior colocação de coroa total. Este dente além da completa perda da coroa dental por cárie seguida de fratura, possuia um instrumento fraturado no canal palatino e tratamento endodôntico prévio insatisfatório.

O dente passou por retratamento endodôntico seguido da instalação de retentor em fibra de vidro e núcleo de preenchimento em resina composta. A hiperplasia gengival foi removida com bisturí elétrico, para possibilitar o isolamento absoluto e a confecção do núcleo de preenchimento em resina. O instrumento fraturado foi removido com ultrassom sem muita dificuldade, visto que não estava completamente preso nas paredes do canal. O repreparo dos canais seguiu a técnica preconizada pela FOP-UNICAMP.

Um abraço e até breve,

Patrick Baltieri

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Patrick Baltieri

Cirurgião-Dentista

 Piracicaba, SP

Realiza exclusivamente a endodontia, atuando em conjunto com o dentista indicador para o desenvolvimento de um plano de tratamento adequado às necessidades individuais do... Leia mais

Cursos Online Patrick Baltieri

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Patrick e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook