Curiosidades da Odontologia

  Artigo, 24 de Set de 2010

Curiosidades:

01. O pai de Tiradentes (mártir da inconfidência), também foi dentista, profissão essa, ensinada para seu filho.

Naquela época era comum “amarrar na cadeira” os braços dos pacientes que seriam submetidos a uma extração dentária. A esterelização dos instrumentos eram precariamente feitos, passando a ponta dos instrumentos sobre a chama de uma lamparina. Também fazia-se atendimento fora do consultório.

A medicação pós extração era feita através de ervas medicinais que eram fornecidas ao paciente. Normalmente o dentista possuía em seu consultório, vários vasos com diferentes tipos de ervas para esse fim, ao qual removia algumas folhas, que eram dadas ao paciente, para utilização em forma de chá ou como colutório.

02. Wilhelm Konrad Roentgen   -  descobriu o RX

Nasceu em 27 de março de 1845, em Lennep, Alemanha. Faleceu em 1923.

Em 8 de novembro de 1895, Roentgen estava realizando experimentos com descargas elétricas em gases rarefeitos, quando descobriu os raios X. Em três semanas Roentgen investigou quase tudo que sabemos hoje sobre esta radiação, excetuando apenas o fenômeno da difração, que só foi descoberto por volta de 1912. Pela descoberta dos raios X, Roentgen ganhou o Prêmio Nobel de 1901.

03.No antigo palácio de Tepantitla, o centro religioso de Teotihuacan, situado no centro do México, se encontra um dos afrescos pré-colombianos melhor preservados. Descreve cenas do paraíso de Tlaloc, o deus da chuva. Os primeiros cronistas nativos descreveram este paraíso, onde reinavam a felicidade e a alegria, e no qual a vida consistia de jogos, prazer, cânticos e danças. Entre as figuras que aparecem cantando, caçando mariposas ou divertindo-se de qualquer outra maneira, há um homem limando os dentes de outro, utilizando para isto um sílex estreito e afiado.

04.Frei Bernadino de Sahagún, monge espanhol que viveu no México, estudou as enfermidades bucais deste país no período de 1547/1576 e mencionou dentes soltos e fraturados, a formação de tártaro e cárie e feridas de lábios e bochechas suturadas com mechas de cabelo. Esse trabalho só foi publicado em 1829 e tornou-se uma fonte inestimável de informação.

05.Incas – Entre esses povos, os dentes que necessitavam de extração eram amolecidos, mediante a aplicação de uma resina cáustica à sua volta, e por debaixo da gengiva deslocada. Em seguida, presume-se que o dente era arrancado com um golpe seco de estaca.

Fotos do artigo

Referências

curiosidades, história

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Dra. Sheila Rodrigues

Cirurgiã-Dentista

 Itanhaém, SP

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Leia também

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Sheila e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook