Previsibilidade na Instalação Imediata de um Implante Helix Gm Acqua em Região Estética de Maxila Utilizando a Técnica de Cirurgia Guiada

  Caso clínico, 16 de Ago de 2019

Resumo

Paciente J.V., 47 anos de idade, gênero masculino, compareceu a Faculdade ILAPEO para tratamento do dente 11. Foram realizados anamnese, exame clínico e radiográfico. Ao exame clínico constatou-se uma fratura radicular no sentido vestíbulo-palatino que se estendia abaixo do limite amelo-cementário (Figura 1). Após avaliação radiográfica constatou-se a indicação de extração. Foi proposto a instalação de um implante imediato utilizando o Sistema Neodent Guided Surgery (Figura 2), buscando maior precisão, previsibilidade e longevidade da reabilitação.

Foi realizado escaneamento intraoral com um scanner TRIOS 3 (3Shape, Copenhague, Dinamarca) e tomografia computadorizada. No software coDiagnostiX (Dental Wings, Chemnitz, Alemanha) foi realizado um planejamento virtual, obtendo-se um guia cirúrgico (Figuras 2 e 3). Utilizando o sistema CARES (Dental Wings, Montreal, Canadá) foi projetado e obtido um munhão de zircônia personalizado sobre uma Base de Titânio GM (Figura 4).

Foi checado o assentamento do guia cirúrgico antes do procedimento (Figura 5). Em seguida, foi realizada a extração com auxílio de um extrator dentário (Neodent, Curitiba, Brasil) tracionando a raiz para minimizar o trauma e realizada a curetagem do alvéolo (Figura 6). Utilizando-se o guia e o kit cirúrgico NGS GM (Neodent), a instrumentação cirúrgica seguiu a sequência progressiva de brocas, com irrigação constante e abundante. Foi instalado um implante Helix GM Acqua de 3.75 x 16 mm (Neodent) (Figura 7) com torque de instalação de 45 N.cm, permitindo a escolha da técnica de carga imediata. O gap do alvéolo entre o implante e tábua óssea vestibular foi preenchido com um substituto ósseo Cerabone (Botiss, Zossen, Alemanha) com objetivo de evitar a reabsorção e perda de volume ósseo (Figura 8). O munhão de zircônia foi cimentado, fora da boca, sobre a Base de Titânio GM e o conjunto foi aparafusado sobre o implante. Uma coroa temporária foi cimentada imediatamente, evitando o extravasamento de material nos tecidos moles. Os contatos oclusais foram verificados para evitar sobrecarga e foi realizada uma radiografia periapical (Figura 9).

Após 12 meses, foi realizado um novo escaneamento intraoral, a nível do munhão, para confecção de um coping de zircônia e aplicação de cerâmica. A prótese final foi cimentada (Figura 10). Uma radiografia periapical foi realizada para avaliação da adaptação dos componentes (Figura 11).

 Profissional responsável: Dr. Geninho Thomé.

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autora

Veja mais

Neodent

Produtos Odontológicos

 Curitiba, PR

Criada em 1993, a Neodent é uma empresa brasileira que entrega ao mercado odontológico implantes, soluções protéticas e instrumentais cirúrgicos. Com sede industrial e... Leia mais

Cursos Online Neodent

Catálogo Neodent

Todo o catálogo Neodent

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Neodent e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook