Misswak: A Escova de Dentes Natural

  Artigo, 23 de Nov de 2010

Durante a epoca da minha faculdade eu pude estudar com uma garota natural da palestina, ela veio ao Brasil quando tinha 5 anos e aproveitou a faculdade para pesquisar sobre a cultura do seu povo. O misswak eh o nome popular de uma planta, a Salvadora Persica e eh utilizada a mais de 3,5 anos para higiene oral de orientais.Existem registros de sua utilização entre os babilônicos, no Império Romano e até pelos egípcios. Hoje, alguns povos árabes ainda utilizam o galho do arbusto da planta como uma maneira eficaz de limpar e até mesmo proteger os dentes.

O pequeno galho é bastante semelhante a uma escova de dentes comum. Possui aproximadamente 15 centímetros de comprimento e, ao raspar sua extremidade, passa a contar com cerdas. O único preparo para a utilização humana é despejar a planta em água durante 24 horas antes da escovação. Depois, é só esfregar a ponta do misswak nos dentes.

A pesquisa comparou os dois procedimentos. Por duas semanas, um grupo de alunos da faculdade escovou os dentes com escova e pastas normais enquanto outro utilizou somente o misswak. E pasmem...o tal do gravetinho ai eh realmente eficaz! Constatou acao antimicrobiana, estimula a salivacao e proporciona o bom halito!

Fotos do artigo

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Dra. Natalia Rampinelli

Cirurgiã-Dentista

 Tubarão, SC

"A Odontologia é uma profissão que exige dos que a ela se dedicam : os conhecimentos científicos de um médico, o senso estético de um artista, a destreza manual de um... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dra. Natalia e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook