Diabetes na Odontopediatria

  Artigo, 24 de Out de 2013

INTRODUÇÂO E OBJETIVOS:

Considerando a importância de se conhecer as implicações clínico-patológicas que as doenças sistêmicas podem acarretar na saúde oral em crianças e jovens, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a influência do diabetes mellitus no paciente odontopediátrico.

MATERIAL E MÉTODO: Os artigos selecionados para a realização desta revisão da literatura constaram do período de 1982 a 2013. Os dados foram coletados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por meio da Base Eletrônica SCIELO (Scientific Eletronic Library On Line) e. PubMed/Medline.

RESULTADOS: Após o levantamento bibliográfico foi realizado o ordenamento e a análise da bibliografia científica selecionada, de modo a avaliar e discutir os principais aspectos apresentados nos estudos com relação à temática abordada.

CONCLUSÃO: O conhecimento da inter-relação entre a diabetes melittus e as manifestações bucais na infância, é importante para estabelecer uma boa comunicação entre o especialista responsável por um paciente diabético e o cirurgião-dentista do paciente.

Vídeos do artigo

Diabetes na OdontoPediatria
Como atender um paciente com Diabetes, quais os cuidados.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este artigo.

Autora

Veja mais

Natalia Lançoni

Estudante de Odontologia

 Jales, SP

Natalia Lançoni é estudante de Odontologia em Jales, SP - Brasil. Faz parte do iDent desde Outubro de 2011.

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Natalia e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook