Biópsia de Lesão em Seio Maxilar: Nova Técnica Cirúrgica

  Caso clínico, 26 de Set de 2011

Resumo

RESUMO

O objetivo deste estudo é salientar a importância da biópsia e a relevância do diagnóstico diferencial perante lesões compatíveis com malformações vasculares intra-ósseas, devido à dificuldade do fechamento diagnóstico por imagens. No presente estudo, relataremos o caso clinico de uma paciente do sexo feminino, 49 anos, cor branca que compareceu na clinica odontológica da UNIFRA necessitando de tratamento cirúrgico (biópsia incisional) em uma lesão no seio maxilar direito na região de pré-molares. A paciente passou por uma anamnese criteriosa, bem como seus exames tomográficos foram analisados. O laudo tomográfico apresentava a hipótese diagnóstica de três possíveis lesões: osteoma osteóide, osteoblastoma ou fibroma ossificante. A prática da biópsia incisional foi realizada para chegarmos a um diagnóstico diferencial e definitivo, para assim podermos eleger o melhor tratamento. Embora tais lesões sejam encontradas mais comumente na infância tanto no gênero masculino quanto feminino, a prevalência de atingirem mais o gênero feminino na quarta e quinta década de vida, numa proporção de 3:1 é relatado. O tratamento geralmente consiste em excisão cirúrgica da lesão com uma margem de segurança de 2 a 3 mm para evitar recidiva do tumor e em casos mais avançados a imediata reconstrução óssea está indicada.

Palavras-chave: Biópsia. Hemangioma. Seio Maxilar direito. Tratamento.

Fotos do caso

Conclusão

7. CONCLUSÃO

Conclusão desta análise indica que as lesões de hemangioma intra-ósseo da região maxilofacial são raras, acometendo apenas 0,5% a 1% de todos os tumores benignos do esqueleto.

O diagnóstico de hemangioma facial intra-ósseos é difícil, porque os pacientes geralmente apresentam ausência sintomatológica, necessitando assim que o paciente faça exames de rotina.

A indicação mais relevante de biópsia refere-se em lesões que estejam presentes na cavidade bucal por um período aproximado de 12 dias sem nítida regressão.

Já as contra-indicações referem-se em lesões pigmentadas e vasculares com risco de hemorragia, onde a excisão total da lesão com margem de segurança é realizada.

Lesões vasculares intra-ósseas são de difícil identificação através de exames radiográficos e tomográficos, sendo necessária a prática de uma biópsia para a confirmação do diagnóstico. Apesar de as diferentes provas laboratoriais serem de grande valia para o diagnóstico, a biópsia e conseqüente exame histopatológico, é sem dúvida, um dos mais utilizados e precisos.

A prática aspirativa prévia é de suma importância quando se desconfia de lesões vasculares, pois esta pode confirmar um diagnóstico de Hemangioma Capilar e prevenir possíveis complicações devido a hemorragias.

O método da utilização da broca trefina trouxe vantagens como: praticidade do procedimento, padronização dos fragmentos e pelo alcance em profundidade da lesão.

São vários métodos utilizados para o tratamento, para chegarmos ao correto, não devemos negligenciar nenhuma das etapas de diagnóstico, desde uma correta e criteriosa anamnese até a biópsia bem planejada. Sendo, o tratamento de escolha das maiorias dos profissionais a excisão cirúrgica com uma margem de segurança de 2 a 3 mm, com uma reconstrução óssea quando necessária.

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Mateus Meneghetti

Cirurgião-Dentista

 Santa Maria, RS

Dr. Mateus Meneghetti é Cirurgião-Dentista em Santa Maria, RS - Brasil. Possui graduação em odontologia pela UNIFRA - Centro Universitário Franciscano. Atua como especialista... Leia mais

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Mateus e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook