Fechamento de Fístula Oroantral (Bucosinusal)

  Caso clínico, 17 de Nov de 2012

Resumo

Cliente R. P. J. sexo feminino, 35 anos, melanoderma compareceu ao atendimento na clinica de cirurgia e estomatologia da Universidade Vale do Rio Doce Governador Valadares/MG, com queixa de dor em hemiface esquerda (palavras da cliente - dor ao abaixar a cabeça, quando bebo liquido sai pelo nariz) e persistência de orifício não cicatrizado desde a extração de um dente superior a aproximadamente seis meses.

Ao exame clínico observou-se fístula em rebordo alveolar de maxila esquerda, ao exame radiográfico observou-se velamento do seio maxilar esquerdo com falha de seu assoalho, levando ao diagnóstico de sinusite crônica.

O tratamento instituído foi antibioticoterapia + descongestionante nasal + lavagem diaria do seio (durante 09 dias)+ fechamento com cirurgia.

antibiótico: Amoxicilina com Clavulanato de potássio __ 500+125mg___ 8/8horas durante 12 dias

lavagem do seio com solução salina misturada com algumas gotas de agua oxigenada e clorexidina 0.12%

As lavagens de seio juntamente com a terapia medicamentosa se prolongaram ate nao haver mais presença de placas esverdeadas (culturas de bacterias). A técnica eleita para o fechamento foi o retalho vestibular.

A cliente continuou com a medicação por 3 dias após a cirurgia, retornando 14 dias após o procedimento para acompanhamento.

Fotos do caso

Envie seu comentário

Cadastre-se grátis e opine sobre este caso clínico.

Autor

Veja mais

Dr. Marcus Vinicius

Cirurgião-Dentista

 Governador Valadares, MG

Aprender o maximo que der e ser o melhor profissional que puder... fato!

Cursos Online em destaque

Pesquisar produtos

Veja mais no Catálogo

Você é dentista?

Crie seu perfil para interagir com Dr. Marcus e mais 160 mil dentistas.

Conecte-se com Facebook